Discursos multiculturais na educação: uma análise das leis do sistema nacional de educação em Moçambique

Autores

Palavras-chave:

legislações educacionais, discursos multiculturais, Moçambique

Resumo

O artigo discute a maneira como as políticas educacionais em Moçambique lidam com a diversidade cultural dentro do contexto escolar. A análise se concentra nas leis (Lei nº 4/83, de 23 de Março; Lei nº 6/92, de 23 de março de 1992 e Lei 18/2018, de 28 de dezembro) que governam o sistema educacional moçambicano desde o seu surgimento, examinando como esses documentos promovem ou desafiam a inclusão e o respeito à diversidade cultural.  Metodologicamente, a pesquisa foi de natureza qualitativa com teor descritivo, na qual usou-se a análise documental como técnica de análise de dados. Com o estudo ficou evidente que as leis educacionais de Moçambique refletem uma evolução no reconhecimento da diversidade cultural e linguística, mas sua implementação enfrenta obstáculos práticos. De tal forma que, apesar dos avanços legislativos, a efetiva valorização da multiculturalidade nas escolas moçambicanas exige um compromisso contínuo com a transformação das práticas educacionais, adotando uma pedagogia que reconheça e incorpore criticamente as diversidades culturais e linguísticas do país.

 

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Biografia do Autor

  • Anfibio Zacarias Huo, Universidade Presbiteriana Mackenzie

    Doutorando e Mestre em Educação, Arte e História da Cultura na Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP-Brasil); ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2490-4894 Email: anfibiohuo3@gmail.com

  • João Clemente De Souza Neto, Universidade Presbiteriana Mackenzie

    Pós-doutorado em Sociologia Clínica e Professor no programa de Pós-graduação em Educação, Arte e História da Cultura na Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP-Brasil). Email: clemente@uol.com.br. https://orcid.org/0000-0003-3348-8316

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Publicado

2024-07-16

Como Citar

Discursos multiculturais na educação: uma análise das leis do sistema nacional de educação em Moçambique. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 40, p. e402407, 2024. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/12645.. Acesso em: 22 jul. 2024.

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