ENSINO MÉDIO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: PERSPECTIVAS NO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (2014-2024)

Autores

  • Erika Roberta Silva de Lima
  • Jean Mac Cole Tavares Santos
  • Lenina Lopes Soares Silva

Palavras-chave:

educação profissional, ensino médio, Plano Nacional de Educação, formação humana integral

Resumo

Objetivamos, neste artigo, discutir as perspectivas de integração do Ensino Médio com a Educação Profissional nas metas e estratégias do Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024. Buscamos analisar a oferta de Ensino Médio, principalmente em relação à demanda de uma formação humana integral para os alunos desta etapa da Educação Básica, nas metas 10 e 11 do PNE. Partimos, assim, da seguinte questão: O que traz o novo PNE que pode ser traduzido como perspectivas de integração do Ensino Médio com a Educação Profissional? Consideramos, por fim, que a orientação do Plano, apesar de mostrar elementos contraditórios, fruto das disputas e influências de diversos grupos na elaboração da política, é hegemonizada pelas exigências do mundo globalizado, demandante de formação para atender, primeiramente, ao mercado de trabalho.

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Publicado

2019-09-27

Edição

Seção

ARTIGO

Como Citar

ENSINO MÉDIO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: PERSPECTIVAS NO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (2014-2024). Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 24, n. 2, p. 63–78, 2019. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3952.. Acesso em: 3 jul. 2024.

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