O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM E A CAPACIDADE DE APRENDIZAGEM DA CRIANÇA EM FASE DE ALFABETIZAÇÃO
Keywords:
crianças, linguagem, aprendizagemAbstract
Considerando o desenvolvimento da linguagem como condição necessária à aprendizagem, o presente estudo analisou a realização verbal de 10 alunos oriundos da classe trabalhadora, de 1ª série da escola pública, especificamente quanto ao uso do código restrito ou elaborado, a função heurística e a função representativa ou informativa,com base nas teorias de Bernstein e Halliday. O estudo revelou que as crianças apresentam quase nenhum recurso lingüístico disponível para a aprendizagem escolar, pouco utilizam a linguagem com a função heurística para aprender sobre tudo e sobre todos, assim como a função representativa de transmissão de mensagens e apresentam baixos indícios de uso do código elaborado em contextos de comunicação e de aprendizagem. Com isso, concluiu-se que é preciso pensar na educação das crianças da classe trabalhadora com o devido cuidado de modo a reduzir as discrepâncias sociais e educacionais entre as crianças das diferentes classes sociais.Downloads
References
BANDEIRA, M . L. Antropologia: cultura e sociedade no Brasil. Fascículo 3, 2. ed. Cuiabá: EdUFMT, 2000.
BERNSTEIN, B. A estruturação do discurso pedagógico: classe, códigos e controle. Vol IV. Tradução Tomaz T. da Silva, Luis F. Gonçalves Pereira, Petrópolis, RJ: Vozes, 1996.
CHARLOT, B. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Tradução Bruno Magne, Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
DOMINGOS, A. M .; BARRADAS, H.; RAIN HA, H.; N EVES, I. P. A teoria de Bernstein em Sociologia da Educação. Lisboa: Fundação Calouste G ulbenkian, 1986.
FREITAG , B. Escola, estado e sociedade. 4. ed. São Paulo: Moraes, 1985.
HALLIDAY, M . A. K. Explorations in the functions of language. London: Edwards Arnold, 1973.
PAGOTTI, A. W. O fracasso escolar: uma aproximação cognitiva. Educação e Filosofia. Vol. 02, nº 04, Uberlândia: UFU-M G , p. 63-70, jan./ jun. 1988.
PATTO , M . H. S. A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. São Paulo: T. A. Q ueiroz, 1999. SOARES, M . Linguagem e escola: uma perspectiva social. 13. ed. São Paulo: Ática, 1995.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Licença CC-BY-NC
"Revista da Faculdade de Educação adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial". Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante".