O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM E A CAPACIDADE DE APRENDIZAGEM DA CRIANÇA EM FASE DE ALFABETIZAÇÃO

Authors

  • Eliseu Pichitelli
  • Izumi Nozaki

Keywords:

crianças, linguagem, aprendizagem

Abstract

Considerando o desenvolvimento da linguagem como condição necessária à aprendizagem, o presente estudo analisou a realização verbal de 10 alunos oriundos da classe trabalhadora, de 1ª série da escola pública, especificamente quanto ao uso do código restrito ou elaborado, a função heurística e a função representativa ou informativa,com base nas teorias de Bernstein e Halliday. O estudo revelou que as crianças apresentam quase nenhum recurso lingüístico disponível para a aprendizagem escolar, pouco utilizam a linguagem com a função heurística para aprender sobre tudo e sobre todos, assim como a função representativa de transmissão de mensagens e apresentam baixos indícios de uso do código elaborado em contextos de comunicação e de aprendizagem. Com isso, concluiu-se que é preciso pensar na educação das crianças da classe trabalhadora com o devido cuidado de modo a reduzir as discrepâncias sociais e educacionais entre as crianças das diferentes classes sociais.

Downloads

Download data is not yet available.

References

BANDEIRA, M . L. Antropologia: cultura e sociedade no Brasil. Fascículo 3, 2. ed. Cuiabá: EdUFMT, 2000.

BERNSTEIN, B. A estruturação do discurso pedagógico: classe, códigos e controle. Vol IV. Tradução Tomaz T. da Silva, Luis F. Gonçalves Pereira, Petrópolis, RJ: Vozes, 1996.

CHARLOT, B. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Tradução Bruno Magne, Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

DOMINGOS, A. M .; BARRADAS, H.; RAIN HA, H.; N EVES, I. P. A teoria de Bernstein em Sociologia da Educação. Lisboa: Fundação Calouste G ulbenkian, 1986.

FREITAG , B. Escola, estado e sociedade. 4. ed. São Paulo: Moraes, 1985.

HALLIDAY, M . A. K. Explorations in the functions of language. London: Edwards Arnold, 1973.

PAGOTTI, A. W. O fracasso escolar: uma aproximação cognitiva. Educação e Filosofia. Vol. 02, nº 04, Uberlândia: UFU-M G , p. 63-70, jan./ jun. 1988.

PATTO , M . H. S. A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. São Paulo: T. A. Q ueiroz, 1999. SOARES, M . Linguagem e escola: uma perspectiva social. 13. ed. São Paulo: Ática, 1995.

Published

2019-09-26

How to Cite

O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM E A CAPACIDADE DE APRENDIZAGEM DA CRIANÇA EM FASE DE ALFABETIZAÇÃO. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 43–54, 2019. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3473.. Acesso em: 19 nov. 2024.

Similar Articles

11-20 of 108

You may also start an advanced similarity search for this article.