O ESPAÇO DOS HOMENS PLENOS: EXPERIÊNCIA COMPARADA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO ENTRE BRASIL E CUBA E AS POSSIBILIDADES DE FORMAÇÃO OMNILATERAL

Authors

  • Fábio Fernandes Villela

Keywords:

Práticas Educativas, Educação do Campo, Formação Omnilateral, América Latina, Justiça Global.

Abstract

Este texto tem por objetivo apresentar os desafios e as possibilidades da formação omnilateral conforme elaborado em Villela (2009- 2010). Este trabalho tem por horizonte sistematizar as práticas educativas na educação do campo originadas da experiência educacional no Brasil e em Cuba. No processo de luta pela emancipação, esses países construíram e estão construindo práticas educativas originais. Nesse sentido, partimos da problematização histórico-teórico do tema, formação omnilateral, e por desdobramento, abordamos a escola e as possibilidades de formação omnilateral. Problematizamos especificamente as questões relativas aos intelectuais e a organização trabalho pedagógico nas escolas no campo em Cuba (1960-1975). A questão dos intelectuais e a organização da cultura, sob uma perspectiva gramsciana (Gramsci, 2000), foi abordada em diversos trabalhos ao longo de nossa trajetória acadêmica (Villela, 2003; 2008; 2009). No sentido de aprofundar tais questões, abordamos os desafios da formação de crianças e jovens do campo no Brasil. Ao analisarmos as práticas educativas em educação do campo, emerge a temática contemporânea da justiça global.

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Published

2019-09-27

How to Cite

O ESPAÇO DOS HOMENS PLENOS: EXPERIÊNCIA COMPARADA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO ENTRE BRASIL E CUBA E AS POSSIBILIDADES DE FORMAÇÃO OMNILATERAL. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 61–78, 2019. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4021.. Acesso em: 14 nov. 2024.

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