O ESPAÇO DOS HOMENS PLENOS: EXPERIÊNCIA COMPARADA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO ENTRE BRASIL E CUBA E AS POSSIBILIDADES DE FORMAÇÃO OMNILATERAL

Autores/as

  • Fábio Fernandes Villela

Palabras clave:

Práticas Educativas, Educação do Campo, Formação Omnilateral, América Latina, Justiça Global.

Resumen

Este texto tem por objetivo apresentar os desafios e as possibilidades da formação omnilateral conforme elaborado em Villela (2009- 2010). Este trabalho tem por horizonte sistematizar as práticas educativas na educação do campo originadas da experiência educacional no Brasil e em Cuba. No processo de luta pela emancipação, esses países construíram e estão construindo práticas educativas originais. Nesse sentido, partimos da problematização histórico-teórico do tema, formação omnilateral, e por desdobramento, abordamos a escola e as possibilidades de formação omnilateral. Problematizamos especificamente as questões relativas aos intelectuais e a organização trabalho pedagógico nas escolas no campo em Cuba (1960-1975). A questão dos intelectuais e a organização da cultura, sob uma perspectiva gramsciana (Gramsci, 2000), foi abordada em diversos trabalhos ao longo de nossa trajetória acadêmica (Villela, 2003; 2008; 2009). No sentido de aprofundar tais questões, abordamos os desafios da formação de crianças e jovens do campo no Brasil. Ao analisarmos as práticas educativas em educação do campo, emerge a temática contemporânea da justiça global.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Referencias

CÁRDENAS, Eliana. (2002). Por una teoría para transformar el ambiente. Arquitectura y Urbanismo, Vol. XXIII, n. 3, ISPJAE, La Habana, 2002, pp. 8-15.

CECEÑA, Ana E. E. Sujetizando el objeto de estudio, o de la subversión epistemológica como emancipación. In: _____. (Org.). Los desafíos de las emancipaciones en un contexto militarizado. Buenos Aires: ConsejoLatinoamericano de Ciencias Sociais CLACSO, 2006.

CORNILS, Patrícia. Estadas abertas para a inclusão. ARede Tecnologia para a Inclusão Social, Ano 5, n. 47, p. 10-13, maio, 2009a, São Paulo.

_____. Arranjos Preciosos. ARede Tecnologia para a Inclusão Social, Ano 5, n. 47, p. 14-18, maio, 2009b, São Paulo.

DUARTE, Newton. A individualidade para si: contribuição a uma teoria histórico-social da formação do indivíduo. Campinas: Autores Associados. 1993.

FARIAS, Itamar Mazza de. Pedagogia do trabalho: seus princípios no cotidiano escolar. 1994. 193p. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas.

FALLEIROS, Ialê. Parâmetros curriculares nacionais para a educação básica e a construção de uma nova cidadania. In: NEVES, L. M. W. (Org.). A nova pedagogia da hegemonia: estratégias do capital para educar o consenso. São Paulo: Xamã, 2005.

FIGUEROA, Max; PRIETO, Abel; GUTIÉRREZ, Raúl. La escuela secundaria en el campo: una innovación educativa en Cuba. Paris: Unesco, 1974.

GARCIA, María del C. A. Prólogo. In: GUEVARA, Ernesto C. Justicia global: liberación y socialismo. 1. ed. Buenos Aires: NuestraAmerica, 2003.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere.v. 2. Os intelectuais. O princípio educativo. Jornalismo. Tradução Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.

GUEVARA, Ernesto C. Justicia global: liberación y socialismo. 1. ed. Buenos Aires: Nuestra America, 2003.

_____. El socialismo y el hombre en Cuba. In: _____. Obra revolucionaria. 8. ed. México: Era, [(1965) 1979]. p. 627-639.

_____. Discurso de clausura del encuentro de profesores y estudiantes, Arquitectura Cuba, n. 331, La Habana, enero-marzo, 1964, p. 13-14. LOWY, Michael. O pensamento de Che Guevara. São Paulo: Expressão Popular, 2006.

MACHADO, Ilma. F. A criança como sujeito social na educação do campo. Educação Pública, Cuiabá, v. 15, n. 27, p. 109-118, jan./abr. 2006.

MARX, Karl.; ENGELS, Friedrich. Crítica da educação e do ensino. São Paulo: Moraes, 1978.

MERC. MINISTERIO DE EDUCACIÓN DE LA REPÚBLICA DE CUBA. Aspectos da la educación en Cuba. Portal Educativo Cubano. Net, Cuba, 2010. Disponível em: <http://www.rimed.cu/>. Acesso em 04 dez. 2010.

MONTEAGUDO, Graciela. Filósofos, caracoles y Letizia: una visita a Chiapas. Net, México, 2004. Disponível em: <http://www.globaljusticecenter.org/ articles/chiapas_esp.htm> . Acesso em 21 dez. 2009.

OLIVEIRA, Ariovaldo U. de. A geografia das lutas no campo. 10. ed. São Paulo: Contexto, 2001.

RIVERA, Yailin Orta. Una inmensa revolución constructiva. Juventud Rebelde. Havana, 10 jan. 2008. Nacional, p. 4.

ROSA, João G. Grande sertão: veredas. 13. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1978.

ROSSI, Wagner G. Pedagogia do trabalho 2: caminhos da educação socialista. São Paulo: Moraes, 1982.

SÁENZ, Víctor Manuel Marí. Movimientos sociales y educación popular en tiempos de globalización. Net, Espanha, 2009. Disponível em: <http://www.opech.cl/educsuperior/alternativas/movimientos_sociales_educacion_popular.pdf> . Acesso em: 21 dez. 2009.

SALINAS, Fernando. Un comentario sobre la presencia de la Escuela de Arquitectura de la Universidad de La Habana en la VI Bienal de Arte de San Pablo, Brasil. Espacio, n. 1, Año 1, segunda época, La Habana, 1961, p. 22- 23.

SÁNCHEZ, Yoani. Adiós a las escuelas en el campo. Net, Cuba, 2009. Disponível em: < http://www.desdecuba.com/generaciony/>. Acesso em: 22 dez. 2009.

SEGRE, Roberto. Fernando Salinas. In: SADER, Emir; JINKINGS, Ivana; MARTINS, Carlos E.; NÓBILE, Rodrigo (Orgs.) Latinoamericana: enciclopédia contemporânea da América Latina e do Caribe. São Paulo: Boitempo, 2006a.

_____. A razão construtiva nas escolas paulistas. Revista Projeto Design 321. Net, São Paulo, 2006b. Disponível em: <http://arcoweb.com.br/debate/debate96.asp> . Acesso em: 22 dez. 2009.

_____. Os sonhos da utopia comunista cubana. Revista AU, São Paulo, n.118, p. 53-59, Jan. 2004.

_____. FAU 1960-1975: Los años de fuego de la cultura arquitectónica cubana. Net, Roma, Itália, fev./mar, 2000. Disponível em: . Acesso em 26 dez. 2000.

_____. Los espacios del hombre pleno.(1999). Entrevista a Fernando Salinas (1988-1992). Net, Roma, Itália, 1999. Disponível em: . Acesso em 26 dez. 1999.

_____. Arquitetura da revolução cubana. São Paulo: Nobel, São Paulo, 1987.

SECRETARIA NACIONAL DO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA (SN-MST). MST: Lutas e Conquistas. Net, São Paulo, 2010. Disponível em: <http://www.mst.org.br>. Acesso em 21 abr. 2010.

TIBLE, Jean François Germain. O mundial e a estrela da manhã: a imaginação política crítica entre Estado e movimento. 2005. 120 p. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais). Centro de Ciências Sociais da PUCRio, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

TOGORES, Reinaldo. 20 años de construcción en Cuba. Obras escolares y sociales. (1979). Net, Espanha, 2009. Disponível em:<http://personales.unican.es/togoresr/index.html> . Acesso em 21 dez. 2009.

VILLELA, Fábio Fernandes. A escola da justiça global. 2009-2010. Supervisão: Profª. Drª. Liliana Rolfsen Petrilli Segnini. Monografia (Pós-Doutorado). Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas.

_____. Indústria da construção civil e reestruturação produtiva: as novas tecnologias e seus modos de socialização construindo as cidades contemporâneas. São Paulo : Giz Editorial.

_____. Rino Levi: hespéria nos trópicos. A racionalização dos processos de trabalho em escritórios de arquitetura e a interação entre intelectuais, estado desenvolvimentista e a industrialização em São Paulo. 2003. 324p. Dissertação (Mestrado em Sociologia). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas.

ZABALA, Antoni (Org.). Como trabalhar os conteúdos procedimentais em aula. 2. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

Publicado

2019-09-27

Número

Sección

ARTIGO

Cómo citar

O ESPAÇO DOS HOMENS PLENOS: EXPERIÊNCIA COMPARADA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO ENTRE BRASIL E CUBA E AS POSSIBILIDADES DE FORMAÇÃO OMNILATERAL. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 61–78, 2019. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4021.. Acesso em: 14 nov. 2024.

Artículos similares

11-20 de 374

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.