PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E CONSTRUÇÃO DE CAPACIDADE CRIATIVA: REFLEXÕES E EVIDÊNCIAS DE UMA AMOSTRA DE ESCOLAS NO OESTE DO BRASIL

Autores/as

  • Maria Auxiliadora Negreiros de Figueiredo Nery
  • Paulo Figueiredo

Palabras clave:

Atividades lúdicas, Literatura infantil, Práticas pedagógicas, Capacidade criativa, Oeste do Brasil.

Resumen

Embora haja vários estudos que apontam para a importância do uso da literatura infantil e de atividades lúdicas para o processo de ensino-aprendizagem, ainda há escassez de estudos que avaliem não apenas a incidência, mas a maneira como tais atividades são usadas em escolas, principalmente em um contexto distante dos centros economicamente desenvolvidos do Brasil. Este artigo examina essas questões em uma pequena amostra de 20 escolas de educação infantil e ensino fundamental em Corumbá-M S. Baseando-se em evidências empíricas de primeira-mão, colhidas diretamente nas escolas pesquisadas por meio de um extensivo trabalho de campo e de técnicas múltiplas de coleta de dados, este estudo indica que, pelo menos nesta amostra de escolas, a adoção das práticas pedagógicas baseadas em atividades lúdicas e no uso da literatura infantil é variada tanto em termos de sua incidência como em termos do modo como são usadas. Recomendamos, portanto, uma substancial melhoria da formação dos professores no sentido de proporcionar-lhes uma formação mais compreensiva a fim de ampliar e aprimorar o seu entendimento sobre a real importância das atividades lúdicas para o processo de aprendizagem interativa e criativa. Isto, por sua vez, implicaria uma convergência de esforços por parte não apenas da gestão das escolas, mas também das universidades, que formam os professores, e dos formuladores de política pública, local e nacional, que podem influenciar na provisão de recursos físicos, financeiros e humanos

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Publicado

2019-09-26

Número

Sección

ARTIGO

Cómo citar

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E CONSTRUÇÃO DE CAPACIDADE CRIATIVA: REFLEXÕES E EVIDÊNCIAS DE UMA AMOSTRA DE ESCOLAS NO OESTE DO BRASIL. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 91–114, 2019. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3595.. Acesso em: 4 jul. 2024.

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