O papel da arte no ensino: uma perspectiva da pedagogia waldorf
DOI:
https://doi.org/10.30681/21787476.2022.38.89104Palavras-chave:
Pedagogia Waldorf, Arte, Rudolf SteinerResumo
Neste trabalho pretendemos elaborar reflexões acerca do papel da Arte no ensino. Atualmente, podemos até interrogar o que é Arte, na medida em que nos tornamos cada vez mais distanciados dela na vida contemporânea. Desse modo, apresentamos uma perspectiva a partir dos pensamentos de Rudolf Steiner sobre o que é e qual a função da Arte para o ser humano. A partir da pesquisa bibliográfica, apresentamos algumas reflexões da importância do desenvolvimento do sentido artístico para a Pedagogia Waldorf, bem como algumas possibilidades de atuação artística, argumentando suas forças no desenvolvimento infantil. Chegamos ao pensamento de que é necessário ao ser humano atual recorrer à Arte como forma de desenvolver-se enquanto individualidade, na medida em que torna-se cada vez mais evidente a necessidade da consciência humana se unir à matéria, ou seja, uma integração entre ser humano e o mundo.
Downloads
Referências
BACH JR. J.; MARIN, A. A. A Educação Estética na Pedagogia Waldorf: o imaginário e a paisagem interior. Interfaces da Educação, Parnabaíba, v. 3, n. 8, pp. 19-34, 2012.
CARDOSO, G. M.; ZÁPHAS, R. A arte no processo educacional da rede pública: Análise de possíveis contribuições da Pedagogia Waldorf para a Arte-Educação. Revista Interinstitucional Artes de Educar. Rio de Janeiro, v. 7, n. 1 – pág. 670-685. Abril, 2021.
HENRIQUES, F. Da génese Geométrica na Composição Artística – Âmbito e Perspectiva Histórica. Convocarte Revista de Ciências da Arte. (FBAUL) Dossiê temático Arte e Geometria, n. 3, set./2016.
LIMA, C. B. Pedagogia Waldorf: A Arte como mediação no processo de ensino-aprendizagem. V CONEDU Congresso Nacional de Educação. Anais. Pernambuco, 2018. Disponível em: http://www.editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2018/TRABALHO_EV117_MD1_SA17_ID4705_25072018192054.pdf
MARTINS, M. O.; STOLTZ, T. A gratidão, o amor e o dever: a proposta Waldorf. In: LEPRE, R. M.; ALVES, C. P.; BATAGLIA, P. U. R.; ARRUDA, A. C. J. Z. Desenvolvimento Moral e Educação em Valores: Estudos e Pesquisas. Bauru, SP: Gradus Editora, 2021.
PENEDA, J. Kandinsky: da Teosofia à Bauhaus. Convocarte Revista de Ciências da Arte. (FBAUL) Dossiê temático Arte e Geometria, n. 3, set./2016.
ROMANELLI, R. A. Procedimentos artísticos no ensino Waldorf. Rev. Fac. Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso), vol. 26, ano, 14, n. 2 p. 177-198, jul/dez 2016.
STEINER, R. Pedagogia, Arte e Moral. Tradução Christa Glass. 1º ed. São Paulo: João de Barro editora, 2008.
__________. Arte e estética segundo Goethe: Goethe como inaugurador de uma estética nova. Tradução Marcelo da Veiga. 4º ed. São Paulo: Antroposófica, 2012.
__________. A educação da criança segundo a Ciência Espiritual. Tradução Rudolf Lanz. 5º ed. São Paulo: Antroposófica, 2012 a.
__________. A arte de educar baseada na compreensão do ser humano. Tradução Maria do Carmo S. Filho Lauretti. 2º ed. São Paulo: Antroposófica: Federação das Escolas Waldorf no Brasil, 2013.
__________. O desenvolvimento saudável do ser humano: uma introdução à pedagogia e à didática antroposóficas. Tradução Rudolf Wiedemann, Rosemarie Schalldach, Jacira Cardoso. 2º ed. São Paulo: Antroposófica: Federação das Escolas Waldorf no Brasil, 2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Maíra de Oliveira Martins
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Licença CC-BY-NC
"Revista da Faculdade de Educação adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial". Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante".