Vol. 7 No. 1 (2017)

					View Vol. 7 No. 1 (2017)
Published: 2016-12-29

Expediente

  • Expediente

    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v7i1.2582
    Leandra Ines Seganfredo Santos

Apresentação

  • Apresentação

    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v7i1.2579
    Lucio José Dutra Lord, Marinês da Rosa, Miriam Pillar Grossi

Dossiê

  • A escola como um ambiente que (re)produz representações de gênero: como repensá-las?

    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v7i1.2583
    Fabiane Freire França, Geiva Carolina Causa
  • A sala de aula de Biologia: espaço gendrado

    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v7i1.2584
    Maria José Souza Pinho
  • Do currículo heteronormativo ao “transviado”: gênero e sexualidade nas concepções e práticas escolares sobralenses

    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v7i1.2585
    Fabrício Sousa Sampaio
  • Gênero, sexualidades e a vez dos rapazes na Educação Infantil

    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v7i1.2586
    Virginia Georg Schindhelm
  • Gênero e sexualidade em educação de surdos

    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v7i1.2587
    Pedro Henrique Witchs
  • O empoderamento das mulheres-professoras no espaço da educação através da feminização-feminilização do magistério

    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v7i1.2588
    Maria do Carmo Gonçalo Santos
  • Violência escolar e gênero

    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v7i1.2589
    Cecília Ordoñez

Artigos

  • A educação na teoria sociológica de Durkheim e Marx

    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v7i1.2590
    Maria Auxiliadora de Almeida, Reinaldo Gomes de Arruda
  • Aspectos do descentramento: identidade e sujeito na pós-modernidade

    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v7i1.2591
    Emilio Davi Sampaio
  • Construções dialógicas de saberes dos professores das salas de recursos multifuncionais

    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v7i1.2592
    Márcia Maria Brandão, Dejahyr Lopes Junior, Vera Lucia Gomes
  • Educação: formar cidadãos conscientes do mundo e dirigentes do próprio país

    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v7i1.2593
    Giovanni Semeraro
  • Estigmas ao idoso: notas de uma pesquisa de campo em uma escola pública de Viçosa/Minas Gerais/Brasil

    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v7i1.2594
    Nádia Marota Minó, Rita de Cássia Pereira Farias
  • Imagens de professores divulgadas na mídia: a novela Carrossel

    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v7i1.2595
    Adriana Torquato Resende
  • Processos que constituem a identidade infantil ribeirinha em Cáceres/Mato Grosso/Brasil

    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v7i1.2596
    Alceu Zoia, Elisângela da Silva França Tedesco
  • Relações étnico-raciais nos livros didáticos de Matemática do 1° ao 5° anos do Ensino Fundamental

    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v7i1.2597
    Odair Alves Vieira, Josiane Brolo Rohden, Claudemir da Silva Paula
  • Trajetória formativa e prática pedagógica: narrativas de professores no contexto da escola do campo

    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v7i1.2598
    Sebastião Silva Soares, Lília Reijane R. Santos Menezes
  • Um olhar sobre o currículo da Educação de Jovens e Adultos na perspectiva da educação do campo

    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v7i1.2599
    Silvinha Poloniato, Odimar João Peripolli

Resenhas

  • Processos de produção textual e compreensão na perspectiva sociointerativa

    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v7i1.2600
    Márcia Vacario, Albina Pereira de Pinho Silva