A formação do pedagogo e a matemática na prática docente
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9230Resumo
No presente artigo, tive como objetivos da pesquisa, a análise e sintetização da prática do trabalho pedagógico do curso de Pedagogia - da UNEMAT campus de Sinop - envolvendo a matemática. Enfatizei à compreensão das atividades docentes, relacionadas à matemática, desenvolvidas por pedagogos nos anos iniciais – especificamente na Escola Municipal Aureliano Pereira da Silva, situada no bairro Bela Vista, município de Sorriso-MT. Assim, busquei interpretar, no aspecto do ensino da Matemática, quais eram as relações conceituais presentes na formação do pedagogo e o trabalho pedagógico nos anos iniciais. A fundamentação teórica é embasada em Augusto Trivinõs, Deise Rôos Cunha, Iria Brzezinski, Jussara Ceron, Marion Machado Cunha, Menga Lüdke, Marli Andre e Paulo Freire. Utilizei da pesquisa qualitativa, empregando a pesquisa participante e entrevistas. Os sujeitos da pesquisa foram seis alunos e cinco professores. Empreguei a entrevista semiestruturada e a observação, deste modo, constatei que a carga horária destinada a matemática é diminuta e a prática da disciplina de Matemática Básica não corresponde a ementa desta disciplina. Isto acarreta em uma quebra da ligação, proposta pelo Projeto Político Pedagógico do curso, entre Matemática Básica e Matemática para o início da escolarização. Neste contexto as lacunas no ensino da matemática provocam uma falta de conhecimento da matemática como área do conhecimento humano, o que acarreta em uma prática ausente de diversidade de ensino.
Palavras-chave: educação; educação matemática; formação do pedagogo; prática docente.
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