Educação e arte ambiental: transformando os espaços escolares

Autores

  • Eva Maria Moraes Kritli Andrade UNEMAT - campus Universitário de Sinop
  • Edneuza Alves Trugillo UNEMAT - campus Universitário de Sinop

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9231

Resumo

Na instituição infantil Centro Municipal de Educação Infantil Clara Teixeira, na cidade de Sinop, foi pesquisado a temática Educação e arte ambiental: transformando os espaços escolares. O objetivo desta pesquisa foi investigar a relação entre a arte ambiental no contexto educacional através da metodologia aplicada pelos professores em sala de aula visando destacar a importância das atividades de arte para a formação do educando. Para coleta dos dados, utilizamos como instrumento a entrevista semiestruturada, aplicadas às gestoras e professoras e, também, a observação aos alunos da escola. A pesquisa teve como base teórica os autores Duarte João Jr. e Isabel Cristina de Moura Carvalho. Pudemos então constatar que nesta instituição, as atividades referentes à arte ambiental acontecem como proposta de aprendizagem muito isoladamente.

Palavras-chave: educação; arte-ambiental; proposta metodológica; educação infantil.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Eva Maria Moraes Kritli Andrade, UNEMAT - campus Universitário de Sinop
    Graduanda em Pedagogia, UNEMAT/Sinop

Referências

ALVES, R. Sobre o tempo e a eternidade. São Paulo. Papirus, 1997.

CARVALHO, Isabel Cristina De Moura. Educação Ambiental: A Formação do sujeito ecológico. São Paulo; Cortez, 2004.

CMEI, Clara Teixeira. Projeto Pintando Sete. Sinop- MT, 2011/02.

CHARLOT, Bernard. Da Relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artes médicas Sul, 2000.

DUARTE JR., João. Por que arte-educação? 6. ed. Campinas: Papirus, 1991.

Downloads

Publicado

29-06-2012

Como Citar

Educação e arte ambiental: transformando os espaços escolares. (2012). Eventos Pedagógicos, 3(2), 103-110. https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9231

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>