CORPOS BRINCANTES: A CULTURA CORPORAL DO PASTORIL POTIGUAR

Autores

  • Marcilio de Souza Vieira
  • Karenine de Oliveira Porpino
  • Terezinha Petrucia da Nóbrega

Palavras-chave:

pastoril potiguar, corpo cultural, aprendizagem.

Resumo

Pastorais, Bailes Pastoris, Festa da Lapinha, Terno de Reis, Pastor, Pastoril Religioso ou Profano... Pastoris do Norte e Nordeste brasileiro. M ário de Andrade designou-o de Pastoril, folguedo de origem ibérica, tendo sua raiz primeira nos villancico. Considerando que o Pastoril é um folguedo popular, porque nele seus participantes engajam sua vida pessoal, sua cultura e suas influências, revelando modos de ser e compreender, que são interiorizados pelos brincantes a partir da vivência de seu contexto social múltiplo e de diferentes sentidos, é que situamos esse folguedo no mundo vivido fenomenológico. A investigação é de natureza fenomenológica, elucidando os elementos citados como cenário do vivido e do sensível. O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a compreensão de corpo encontrado nos pastoris norteriograndenses.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de filosofia. Tradução de Alfredo Bosi e Ivone Castilho Benedetti. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

ANDRADE, Mário de. Danças dramáticas do Brasil. 2.ed. Belo Horizonte: Itatiaia, 2002.

BAITELLO JÚNIOR, Norval. O corpo e suas linguagens. Conferência de abertura do I Colóquio Brasileiro sobre Corpo/ Consciência, Natal, RN, novembro de 2001.

BAKHTIN, Mikail. A cultura popular na idade média e no renascimento: o contexto de françois rabelais. Tradução de Yara Frateschi Vieira. São Paulo: Annablume-Hucitec, 2002.

CHAUÍ, Marilena. Janela da alma, espelho do mundo. In: NOVAES, Adauto (Org.). O olhar. São Paulo: Companhia das Letras, 1988. p.31-64.

GURGEL, Deífilo. Espaço e tempo do folclore potiguar. Natal: FUNCART/ Secretaria do 4º Centenário, 1999.

LANGER, Susane. Sentimento e forma. São Paulo: Perspectiva, 1980.

LARROSA, Jorge. Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas. Tradução de Alfredo Veiga Neto. 4 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

MAUSS, Marcel. Sociologia e antropologia. Tradução de Lamberto Puccinelli. São Paulo: EPU/ Edusp, 1974.

MENDES, Maria Isabel Brandão de Souza. Corpo e cultura de movimento: cenários epistemológicos e educativos. 2002, 165f. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. Tradução de Carlos Alberto Ribeiro de Moura. 2.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

MERLEAU-PONTY, Maurice. O olho e o espírito. Tradução de Paulo Neves e Maria Ermantina Galvão Gomes Pereira. São Paulo: Cosac & Naify, 2004.

________. O visível e o invisível. Tradução de José Artur Gianotti e Armando Mora d’Oliveira. São Paulo: Perspectiva, 2007.

NÓBREGA, Terezinha Petrucia da. Para uma teoria da corporeidade: um diálogo com Merleau-Ponty e o conhecimento complexo. 1999, 220f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Metodista de Piracicaba. Piracicaba.

________. Educação motora e dança: rua, palco, escola... uma coreografia desejável. In: CONGRESSO LATINO AMERICANO DE EDUCAÇÃO MOTORA, 3, CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO MOTORA, 2, 2000. Natal, p. 54- 59, set-out. 2000. Editora da Unicamp.

NÓBREGA, Terezinha Petrucia da; VIANA, Raimundo Nonato Assunção. Espaço e tempo das danças populares: uma abordagem coreológica. Revista Paidéia, Revista Brasileira de ensino de arte e educação física, Natal, v.1, n.1, p.9-32, dez.2005.

PORPINO, Karenine de Oliveira. Dança é educação: interfaces entre corporeidade e estética. Natal: EDUFRN, 2006.

SCHMITT, Jean-Claude. O corpo e o gesto na civilização medieval. In: BUESCU, Ana Isabel; SOUSA, João Silva de; MIRANDA, Maria Adelaide de. (Org.). O corpo e o gesto na civilização medieval. Lisboa: Edições Colibri, 2006.

SOARES, Carmen Lúcia. Corpo, prazer e movimento. São Paulo: SESC, 2002.

VALENTE, Waldemar. Pastoris do Recife antigo e outros ensaios. Recife: 20-20 Comunicação e Editora, 1995.

VIANA, Raimundo Nonato Assunção. Corpos que dançam: expressões da linguagem do corpo na educação. Revista Interface, v.2, n.1, jan/jun, 2005. Natal: Editoração e Impressão do CCSA/ UFRN, 2005.

______. O bumba-meu-boi como fenômeno estético. 2006, 177 f. Tese (Doutorado em Educação) –Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

ZUMTHOR, Paul. La letra y la voz: de la literatura medieval. Madrid: Ediciones Cátedra, 1989.

Downloads

Publicado

2019-09-27

Edição

Seção

ARTIGO

Como Citar

CORPOS BRINCANTES: A CULTURA CORPORAL DO PASTORIL POTIGUAR. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 97–116, 2019. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3757.. Acesso em: 26 dez. 2024.

Artigos Semelhantes

11-20 de 109

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.