v. 10 n. 1 (2020): .

					Visualizar v. 10 n. 1 (2020): .

Seção Dossiê: “Políticas Públicas para a Educação: gestão, financiamento e currículo".

Organizadores:

Dr. Odorico Ferreira Cardoso Neto

Dra. Egeslaine de Nez

Seção Artigos

Organizador: Dr. Lucio Jose Dutra Lord

Editor-chefe: Dr. Lucio Jose Dutra Lord

Data de publicação: 04 de janeiro de 2020

Taxa de reprovação de originais: 57 %


Publicado: 04/01/2020

Editorial

  • Editorial

    Lucio José Dutra Lord
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v10i1.3758

Apresentação

  • Apresentação

    Lucio José Dutra Lord
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v10i1.3759

Dossiê

  • OS PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO EM PORTUGAL: UMA CARREIRA EM PERIGO?

    Luísa Cerdeira, Belmiro Gil Cabrito
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v10i1.3655
  • ESCOLA, VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL E POLÍTICAS EDUCACIONAIS

    Renan Antônio da Silva, Darlene Teixeira Castro, Kyldes Vicente Batista
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v10i1.3633
  • PÓS-GRADUAÇÃO EM DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: EXPERIÊNCIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM

    Marilene Marzari, Hidelberto de Sousa Ribeiro
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v10i1.3647
  • ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS EM CONTEXTOS EMERGENTES: INTEGRANTES DA POLÍTICA AFIRMATIVA NA UFRGS

    Marilia Morosini, Marisa Helena Erig Sousa Lima
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v10i1.3658
  • DIÁLOGOS ENTRE UNIVERSIDADE E EDUCAÇÃO BÁSICA: O PIBID COMO INTERLOCUÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

    Egeslaine de Nez, Warley Carlos de Souza
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v10i1.3657
  • FUNDEF, FUNDEB e Novo FUNDEB: perspectivas para o financiamento da educação de Estados e Municípios

    REMI CASTIONI, Mônica Serafim Cardoso, Alisson Capuzzo
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v10i1.3661
  • POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO EM BARRA DO GARÇAS: DESVIOS DE ROTA E PRECARIZAÇÃO DA VALORIZAÇÃO DA CARREIRA DO MAGISTÉRIO MUNICIPAL

    Odorico Ferreira Cardoso Neto
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v10i1.3646
  • AS CONTRIBUIÇÕES DA DIDÁTICA DESENVOLVIMENTAL NO ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES XAVANTE EM ESCOLAS URBANAS DE BARRA DO GARÇAS/MT

    Marly Augusta Lopes de Magalhães, Luciana Akeme Sawasaki Manzano Deluci, Luciene de Morais Rosa
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v10i1.3649

Artigos

  • GESTIÓN FINANCIERA DEL PRESUPUESTO ANUAL DE LA UNIVERSIDAD DE SANTIAGO DE CHILE: DIAGNÓSTICO Y PROPUESTA DE CREACIÓN DE VICERRECTORÍA DE ADMINISTRACIÓN Y FINANZAS

    Jaime Caiceo Escudero, Jorge Gallardo Lazo
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v10i1.3645
  • A EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL E O PREDOMÍNIO DE INSTITUIÇÕES PRIVADAS: um recorte de 2010 a 2016

    Maria de Fátima de Castro Oliveira, Márcio Mosiel do Nascimento Oliveira
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v10i1.3554
  • DO CONSENSO DE WASHINGTON ÀS AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA NO BRASIL: TRAJETÓRIA E REFLEXÕES

    Sheila Maria Muniz, Muniz de Fátima Rita, Braga Eufrásio Adriana
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v10i1.3530
  • LAZER, CULTURA E EDUCAÇÃO: A FORMAÇÃO CULTURAL DE DOCENTES UNIVERSITÁRIOS NOS ESTADOS DO PARÁ E AMAPÁ

    Gustavo Maneschy Montenegro, Hélder Ferreira Isayama
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v10i1.3613
  • EPISTEMOLOGIA DE GASTON BACHELARD NOS ENCONTROS DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: FUNDAMENTAÇÃO PARA A PESQUISA OU UTILIZAÇÃO ESTANQUE?

    Sérgio Choiti Yamazaki, Regiani Magalhães de Oliveira Yamazaki
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v10i1.3618
  • RELAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR ACESSÍVEL NO APRENDIZADO DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA

    Alessandra Olympio de Lima, Zenaide de Fátima Dante Correia Rocha, Daniel Guerrini
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v10i1.3626
  • EFEITOS DE SENTIDO SOBRE A NORMALIDADE E A DEFICIÊNCIA NOS DISCURSOS SOBRE OS SUJEITOS SURDOS

    Fabiane Ferreira da Silva Moraes
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v10i1.3650
  • O ESPAÇO DAS MULHERES NA FÍSICA: UM ESTUDO DE CASO

    Weimar Silva Castilho, Juliana Abrão da Silva Castilho, Carlos Eduardo Panosso
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v10i1.3686
  • A ESCOLHIDA: A LITERATURA, A SOCIEDADE E O FEMININO

    Alessandra Leles Rocha
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v10i1.3688
  • REPENSANDO O CORPO NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA A PARTIR DE DIÁLOGOS ENTRE DISCURSOS DECOLONIAIS AFRICANOS E DAS TRAVESTIS NA AMÉRICA LATINA

    Yonier Alexander Orozco Marin
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v10i1.3642
  • GESTÃO DEMOCRÁTICA – CONSTRUÇÃO E PERSPECTIVA NO SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO DE ARAGUAÍNA (TO)

    Deusamara Dias Barros Vaz, Rosilene Lagares
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v10i1.3550
  • EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: ENTRE TRILHAS CURRICULARES

    Aline Aparecida Slusarz Guimarães, Carmem Lucia Artioli Rolim, Idemar Vizolli
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v10i1.3694

Resenhas

  • PROPOSTAS DIDÁTICAS ANTIRRACISTAS PARA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS

    Lívia de Oliveira Guimarães, Joana Célia dos Passos
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v10i1.3665

Entrevistas

  • Ensino de português como língua adicional nos Estados Unidos: conversa com Tania Martuscelli

    Marinete Francisca de Souza, Jociene Carla Bianchini Ferreira
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v10i1.3652
  • Educação: conhecimento, formação humana e consciência política – entrevista com Giovanni Semeraro

    Alceu Zoia, Leandro José do Nascimento
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v10i1.3653