A relação professor-aluno na construção do conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v2i1.8953Resumo
A presente pesquisa aborda o tema Relação Professor-Aluno, analisando as diferentes situações e comportamentos destes, frente às diversas problemáticas existentes no contexto escolar. Neste sentido, contextualizando a realidade dos alunos e dos professores de uma turma de terceiro ano de uma Escola Pública do Município de Sinop - MT, trazendo como abordagens teóricas fundamentadas em Henry Wallon, Vygotsky, Mirian Goldenberg, Valéria Amorim Arantes, Nelson Piletti, Maximiliano Menegolla, Pedro Morales, Paulo Freire, Ana Rita Silva Almeida. Foram observados a relação destes sujeitos, com a afetividade, as metodologias, as práticas docentes, a expressividade, a dedicação do profissional, o comportamento dos alunos e as avaliações e opiniões destes e de sua professora. Como escolha metodológica optamos pela pesquisa qualitativa, o estudo de caso. Para obtenção dos dados foram desenvolvidas entrevistas semi-estruturadas e observações in loco. Durante as observações constatou-se que a relação harmoniosa entre os sujeitos (professores-alunos) é fundamental para a melhor aprendizagem.
Palavras-chave: educação; relação de professores e alunos; afetividade; aprendizagem.
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Referências
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ENTREVISTAS
ALUNO J. Aluno J: depoimento. [6 dez. 2010]. Entrevistadora: Maiby Gisele Wagner. Sinop, MT, 2010. mp4 (6 min 15 seg). Entrevista concedida para a Monografia sobre A Relação Professor-aluno na Construção do Conhecimento.
ALUNO L. Aluno L: depoimento. [6 dez. 2010]. Entrevistadora: Maiby Gisele Wagner. Sinop, MT, 2010. mp4 (9 min 38 seg). Entrevista concedida para a Monografia sobre A Relação Professor-aluno na Construção do Conhecimento.
PROFESSORA C. Professora C: depoimento. [6 dez. 2010]. Entrevistadora: Maiby Gisele Wagner. Sinop, MT, 2010. mp4 (23 min 12 seg). Entrevista concedida para a Monografia sobre A Relação Professor-aluno na Construção do Conhecimento.
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