Práxis pedagógica do professor e o aluno com Síndrome de Down: uma reflexão necessária
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v2i1.8960Resumo
O presente trabalho tem como objetivo buscar o respeito das diferenças sem excesso de cuidados e sem preconceitos. O ponto principal do nosso trabalho é o respeito para com as pessoas, independentemente de qualquer diferença existente, afinal o que julgamos ‘normal’ pode não ser ‘normal’, todos têm direitos iguais e somos iguais. A sociedade deveria ver as crianças com Síndrome de Down como crianças capazes de alcançarem seus objetivos e não como crianças deficientes, que não pode isso ou aquilo, roubando delas seus sonhos, que por sinal pode ser alcançados como o de qualquer outra criança. A escola pesquisada foi a Escola Estadual de 1° e 2º Nossa Senhora da Glória, os participantes envolvidos foram os alunos e professores do segundo ano. Fizemos entrevistas com alunos e professores abordando a inclusão de alunos com Síndrome de Down na escola, e percebemos que tanto a escola quanto os profissionais não estão capacitados para receber essas crianças. Já os alunos estavam adorando a convivência com o colega com Síndrome de Down, e respeitavam o espaço do colega e as diferenças existentes. Sendo assim, a nossa preocupação conclusiva é se os professores e a escola estão hábitos a trabalhar e a receber uma criança com necessidades especiais, em sua escola e sala de aula.
Palavras-chave: Síndrome de Down; respeito; inclusão; professore capacitados.
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Referências
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