Formação continuada: a importância da formação docente
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v2i2.9098Resumo
A formação continuada de professores é uma temática importante e necessária, haja vista os desafios que se apresentam à escola e aos educadores. As instituições e os educadores têm uma imensa tarefa no que se refere aos imperativos desafios advindos da rápida evolução da ciência e das tecnologias. Desafios estes que exigem de nós, educadores, flexibilidade e abertura para novas relações que necessitam ser engendradas no contexto educacional. A pesquisa foi realizada no Colégio Alternativo, e verificamos junto aos professores quais são as expectativas dos professores com referência à Formação Continuada e se a mesma contribui com o desenvolvimento, colaborando com a teoria e prática em sala de aula. Desta forma, a pesquisa justifica-se, pois é necessário que a escola acompanhe como se dá o processo de formação continuada na escola e se posteriormente, se estes saberes são construídos com os alunos em sala de aula. Dentre os autores estudados, citaremos Francisco Imbernón, Antonio Nóvoa e Paulo Freire. Durante a realização da escrita, optamos por fazer uma abordagem teórica e prática entrelaçada à análise da pesquisa. Finalmente, constatamos que é de suma importância que o profissional da educação tenha uma sólida formação epistemológica para refletir, analisar e entender sobre a concepção de aprendizagem e conhecimento que, determina o seu fazer pedagógico. É importante que entendamos que a forma como se concebe o aprender e o conhecer determina e orienta o seu trabalho em sala de aula e sua identidade.
Palavras-chave: professores; formação continuada; Colégio Alternativo.
Downloads
Referências
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2008.
IMBERNÓN, Francisco. Formação Continuada de Professores. Porto Alegre: Artmed, 2010.
NÓVOA, António. Os professores e as histórias da sua vida. In: ______ . (Org.). Vidas de Professores. 2.ed. Lisboa: Porto Editora, 1995a. (p.11-30).
______ . O passado e o presente dos professores. In: ______ . (Org.). Profissão professor. 2.ed. Lisboa: Porto Editora, 1995b. (p.13-34).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.