Saberes ambientais na perspectiva dos estudos decoloniais no contexto de crise sociambiental na região centro-norte - Sinop, Mato grosso, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v13i3.10637

Palavras-chave:

Saberes ambientais, Crise socioambiental, Região centro-norte, Sinop, Estudos decoloniais

Resumo

O objetivo deste estudo qualitativo é compreender a coexistência de saberes ambientais no contexto de crise socioambiental que se instalou na região Centro-Norte-Sinop, Mato Grosso-Brasil, após a década de 1970. Gerou-se deste processo intensa dinâmica territorial, desflorestamento induzidos por atividades extrativistas, movimentação de fauna e flora, mercantilização das riquezas naturais e negação da diversidade cultural e epistemológica preexistente. Os estudos decoloniais encontram suas possibilidades no diálogo de saberes para promoção da racionalidade ambiental, na percepção da coexistência de diferentes culturas e de diferentes saberes ambientais construídos em coevolução com a natureza neste território-ambiente.

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Biografia do Autor

  • Caroline Mari de Oliveira Galina, Universidade do Estado de Mato Grosso

    Doutora em Ciências Ambientais pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT, Campus Cáceres/MT, 2020). Professora do curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT, campus Sinop/MT). Integrante do Grupo de Pesquisa em Estudos Decoloniais (GPED/UFMS).

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Publicado

27-12-2022

Edição

Seção

Seção Livre

Como Citar

Saberes ambientais na perspectiva dos estudos decoloniais no contexto de crise sociambiental na região centro-norte - Sinop, Mato grosso, Brasil. (2022). Eventos Pedagógicos, 13(3), 675-699. https://doi.org/10.30681/reps.v13i3.10637

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