Multiculturalismo e educação: desafios para o educador

Autores

  • Ana Maria Nunes da Silva
  • Juliana Cristina Magnani Primão
  • Ivone Jesus Alexandre

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9256

Resumo

A educação é muito importante na formação de gerações de valores como tolerância, cidadania crítica e valorização da pluralidade cultural. O objetivo do presente textoé trazer reflexões sobre o multiculturalismo na educação e alguns desafios para a prática docente.Aalternativa educacional é entendida como meio de proporcionar a formação de gerações e deve ser aberta à diversidade cultural e desafiadora, de congelamentos identitários e preconceitos. O educador deve estar comprometido com a transformação da sociedade para fornecer um melhor sistema de saúde, aprimoramento do conhecimento científico, do bem-estar emocional e da justiça social. Ele deve trazer no seu cotidiano uma perspectiva multicultural que resulte em um discurso alternativo, valorizando as identidades e reconhecendo aidentidade do ‘outro’.

Palavras-chave: educação; multiculturalismo; professores; conceitos; percepções.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ana Maria Nunes da Silva
    Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT/Sinop). Pós-graduanda no Curso de Especialização Docência no Ensino Superior pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT/Sinop).
  • Juliana Cristina Magnani Primão
    Possui graduação em ENFERMAGEM pela Universidade Federal de Mato Grosso (2010). Está cursando a especialização em Docência no Ensino Superior pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Em fevereiro de 2012 ingressou no magistério superior por meio de concurso público. Atualmente é docente das disciplinas de Semiologia, Fundamentos do Processo de Cuidar em Enfermagem e Estágio Supervisionado Hospitalar I e II do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus de Sinop. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Hospitalar.
  • Ivone Jesus Alexandre
    Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de mato Grosso (UNEMAT/Sinop). Pós-graduada em Educação a Distancia pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT/Cuiabá). Mestrado em Educação pela UFMT/Cuiabá. Professora Assistente na UNEMAT/Juara e atua na área de Metodologia do Ensino.

Referências

CANEN, A. O multiculturalismo e seus dilemas: implicações na educação. Revista comunicação e política, v.25, n.2, p.091-107, 2007. Disponível em: http://www.cebela.org.br/imagens/Materia/02DED04%20Ana%20Caren.pdf. Acesso em: 02 mar. 2012.

CANEN, A.; XAVIER, G.P.M. Multiculturalismo, pesquisa e formação de professores: o caso das Diretrizes Curriculares para a formação docente. Ensaio: Avaliação e políticas públicas em educação. Rio de Janeiro: Fundação Cesgranrio, v.13, n48, p.333-334, jul./set.2005.

CANEN, A; OLIVEIRA, A.M.A. Multiculturalismo e currículo em ação: um estudo de caso. Revista Brasileira de Educação. n.21. set-dez. 2002.

GONÇALVES. L. A. O.; SILVA, P. B. G. Multiculturalismo e educação: do protesto de ruas a propostas políticas. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, vol. 29, n. 1, p. 109-123, Jan./Jun., 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ensaio/v16n60/v16n60a06.pdf. Acesso em: 02 mar. 2012.

SILVA, M.J.A.; BRANDIM, M.R.L. Multiculturalismo e educação: em defesa da diversidade cultural. Diversa, Ano I, n. 1, p. 51-66, Jan./Jun. 2008. Disponível em: http://www.fit.br/home/link/texto/Multiculturalismo.pdf. Acesso em: 02 mar. 2012.

WERNECK. V.R. Uma avaliação sobre a relação multiculturalismo e educação. Ensaio: aval. Pol. Publ. Educ.; Rio de Janeiro, v. 16, n. 60, p. 413-436, jul./set. 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ensaio/v16n60/v16n60a06.pdf. Acesso em: 02 mar. 2012.

XAVIER, G.P.M; CANEN, A. Multiculturalismo e educação inclusiva: contribuições da universidade para a formação continuada de professores de escolas públicas no Rio de Janeiro. Pro-posições, v, 19, n 3(57) – set./dez. 2008.

Downloads

Publicado

29-06-2012

Como Citar

Multiculturalismo e educação: desafios para o educador. (2012). Eventos Pedagógicos, 3(2), 291-300. https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9256

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2