Violência na escola: impasses e alternativas
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9332Resumo
O presente artigo buscou compreender a violência na escola, seus impasses e alternativas, com o objetivo de investigar como a Escola Municipal de Educação Básica Centro Educacional Lindolfo José Trieweiller Sinop-MT trabalhou e trabalha com o problema. A metodologia usada foi a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso com abordagem qualitativa. A pesquisa revelou que a violência existe, sendo a mais aparente hoje a moral e verbal. Constatamos que a escola adotou uma política de enfrentamento do problema sendo que buscou trabalhar com projetos, palestras com os alunos junto com a comunidade escolar e os pais para resolver à problemática, conseguindo bons resultados.
Palavras-chave: educação básica; violência; professor e aluno.
Downloads
Referências
CHIZZOTTI, A. Pesquisa em ciências humanas e sociais. São Paulo: Cortez, 1991.
HAGUETTE, T, M. F. Metodologia Qualitativa na Sociologia. 6 ed. Petrópolis: Vozes, 1999.
MINAYO, Maria C. de S; ASSIS, S.G. Saúde é violência na inf0ância e na adolescência.
Jornal de Pediatria.
RISTUM, M.; BASTO, A. C.de S. Violência infrafamiliar e envolvimento em bullying no ensino fundamental. Caderno pesquisa.2004.
ROQUE, Eliana M. de S. T; FERRIANI, Maria das G.C. Desvendando a Violência Doméstica Contra Crianças e Adolescentes Sob a Ótica dos Operadores do Direito na Comarca de Jardinópolis- SP. Revistas Latino-Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto,v.10 n 3, 2002.
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais: a
Pesquisa Qualitativa em Educação. São Paulo: Atlas, 1987.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.