Violência na escola: impasses e alternativas

Autores

  • Elaine Evangelista da Silva
  • José Luiz Müller

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9332

Resumo

O presente artigo buscou compreender a violência na escola, seus impasses e alternativas, com o objetivo de investigar como a Escola Municipal de Educação Básica Centro Educacional Lindolfo José Trieweiller Sinop-MT trabalhou e trabalha com o problema. A metodologia usada foi a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso com abordagem qualitativa. A pesquisa revelou que a violência existe, sendo a mais aparente hoje a moral e verbal. Constatamos que a escola adotou uma política de enfrentamento do problema sendo que buscou trabalhar com projetos, palestras com os alunos junto com a comunidade escolar e os pais para resolver à problemática, conseguindo bons resultados.

Palavras-chave: educação básica; violência; professor e aluno.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Elaine Evangelista da Silva

    Acadêmica do 7° semestre de pedagogia

     

Referências

CHIZZOTTI, A. Pesquisa em ciências humanas e sociais. São Paulo: Cortez, 1991.

HAGUETTE, T, M. F. Metodologia Qualitativa na Sociologia. 6 ed. Petrópolis: Vozes, 1999.

MINAYO, Maria C. de S; ASSIS, S.G. Saúde é violência na inf0ância e na adolescência.

Jornal de Pediatria.

RISTUM, M.; BASTO, A. C.de S. Violência infrafamiliar e envolvimento em bullying no ensino fundamental. Caderno pesquisa.2004.

ROQUE, Eliana M. de S. T; FERRIANI, Maria das G.C. Desvendando a Violência Doméstica Contra Crianças e Adolescentes Sob a Ótica dos Operadores do Direito na Comarca de Jardinópolis- SP. Revistas Latino-Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto,v.10 n 3, 2002.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais: a

Pesquisa Qualitativa em Educação. São Paulo: Atlas, 1987.

Downloads

Publicado

07-12-2012

Como Citar

Violência na escola: impasses e alternativas. (2012). Eventos Pedagógicos, 3(3), 53-59. https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9332

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2