AQUARELA DO CONHECIMENTO: UM PROJETO EXTENSIONISTA NAS ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS DO MUNICIPIO PROMOVIDO PELO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE CÁCERES-MT/UNEMAT
Palavras-chave:
aprendizagem, psicopedagogia, extensãoResumo
Trata-se de um projeto pioneiro da primeira Gestão de Extensão do Campus Universitário de Cáceres-MT, proporcionando conhecimentos específicos para a comunidade escolar mediante metodologia qualitativa e intervencionista, utilizando-se os instrumentos: palestras e oficinas educativas de acordo com levantamento de dados prévios realizados nas visitas em dezessete escolas públicas e privadas do ensino fundamental e médio do município. Objetivou a institucionalização por meio de intervenções nas escolas e obteve-se como resultados o atendimento à demanda de promoção de conhecimento nas escolas do Ensino Fundamental e Médio Público e Privado do município quanto às suas prioridades temáticas no ano letivo de 2012; a otimização de políticas estratégicas de promoção, de aproximação e parcerias com as escolas; supriu-se, por meio de temáticas especificas das áreas dos Cursos de Graduação, as necessidades das escolas públicas e privadas, com trinta e nove palestras e oficinas promovidas pelos professores da UNEMAT, promovendo a extensão universitária.Downloads
Referências
AMARAL, Silvia (org.). Psicopedagogia: um portal para a inserção social. Petrópolis-RJ: Vozes, 2003.
ARROYO, Miguel G. Oficio de Mestre: imagens e autoimagens. 6. ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2002.
ARTIOLI, A.L. Reação emocional do professor na relação com o aluno com deficiência. Tese de Doutorado. São Paulo, SP: PUCSP, 2008.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução de Luiz Antero Reto e Augusto Pinheiro. Edições 70, Lda: Lisboa, 1977.
BOGDAN , Robert C; BIKLEN, Knopp Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução a teoria e aos métodos. Tradução de Maria João Alvarez, Sara Maria Santos e Telma Marinho Batispta. Portugal: Porto Editora, 1994.
BOSSA, Nadia A. A Psicopedagogia no Brasil: contribuições a partir da prática. 2ª Edição. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
BRANDÃO, Ayéres. Formação de professores para a educação inclusiva num recorte da psicologia analítica. In: AMARAL, Silvia (org). Psicopedagogia: um portal para a insersão social. Petrópolis:Vozes, 1996.
CONSTANTINO, Graciela. Teoria e prática na Orientação Profissional. Tese de Doutorado. Campinas, SP: FE/UNICAMP, 2009.
______. Identidade, diferenças e exclusão: conexões com a educação. In: Anais do Encontro Nacional dos Professores do PROEPE. XXIII, 2006, Águas de Lindóia-SP. Educação e Inclusão Social. FE/ UNICAMP. Campinas-SP: Art Point, 2006.
CUZIN, Marinalva (Org). I. A Psicopedagogia institucional e sua atuação no mercado de trabalho. Campinas, SP: FE/UNICAMP, 2008.
DELUIZ, Neise. O modelo das competências profissionais no mundo do trabalho e na educação: implicações para o currículo. Disponível na Internet em: http://www.senac.br/informativo.htm. Acesso em: 30 mar. 2007.
FOGALI, Eloisa Quadros. A estética e o múltiplo na aprendizagem, à luz da abordagem holográfica-ecossistêmica. In: AMARAL, Silvia (Org). Psicopedagogia: um portal para a inserção social. Petrópolis:Vozes, 2003.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projeto de pesquisa. 4. ed.. São Paulo: Atlas, 2007.
GUATARRI, Félix; ROLNIK, Suely. Micropolítica: cartografias do desejo. 6. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2000.
______. Os dilemas contemporâneos na cultura e na sociedade: O novo paradigma estético. In: SCHNITMAN, Dora Fried; et al (org); et al. Novos paradigmas, cultura e subjetividade. Porto Alegre: Editora Artes Médicas, 1996.
IGEA, Benito Del Rincón. Presente e futuro do trabalho psicopedagógico. Porto Alegre: Artes Médicas, 2005.
JENSCHKE, Bernhard. Educação profissional em escolas em uma perspectiva internacional. In: LEVENFUS, R. S; SOARES, D.H.P. et al. Orientação Profissional: Novos achados teóricos técnicos e instrumentais para a clínica, a escola e a empresa. Porto Alegre: Artmed, 2002.
MORIM, Edgar. Ciência com consciência. Tradução de Maria D. Alexandre e Maria Alice Sampaio Dória. Ed revista e modificada pelo autor. 8. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.
PERRENOUD, Philippe. A pedagogia na escola das diferenças: fragmentos de uma sociologia do fracasso. Tradução de Claudia Schilling. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2001.
SENNET, Richard. A cultura do novo capitalismo. Tradução de Clóvis Marques. Rio de Janeiro: Record, 2006.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Licença CC-BY-NC
"Revista da Faculdade de Educação adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial". Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante".