LETRAMENTO RACIAL CRÍTICO EM MAPEAMENTO SISTEMÁTICO DE PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS

contribuições de uma educação antirracista frente aos 20 anos da Lei 10.639/2003

Autores

  • Madjiguene Rodrigues Rangel Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Gabriela Rodrigues Noal Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Cadidja Coutinho Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v15i2.12099

Palavras-chave:

Letramento racial crítico, Lei 10.639/2003, Formação de professores, Ação pedagógica, Educação básica

Resumo

Expõe-se neste trabalho os conceitos de Letramento Racial e Letramento Racial Crítico (LRC), tendo como objetivo investigar como o LCR se apresenta nas produções científicas publicizadas no Periódico da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior  (CAPES) à luz da Formação de Professores/as e da Ação Pedagógica, bem como apresentar as contribuições de uma educação antirracista à vista dos 20 anos da Lei 10.639/2003. Diante disso, o método baseia-se no mapeamento sistemático de produções científicas, disponibilizadas no Periódicos da CAPES, selecionadas de forma atemporal.  Para a análise de dados, foi utilizada a análise temática com a utilização do software ATLAS.ti, em que os textos foram organizados em duas categorias, sendo elas a “Formação de Professores/as” e “Ação Pedagógica”. Como resultado, evidenciou-se a necessidade de fomentar progressivamente o LRC no contexto educacional, a fim de formar indivíduos letrados e que busquem por uma sociedade antirracista, justa e equânime.

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Biografia do Autor

  • Madjiguene Rodrigues Rangel, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

    Graduanda do curso de Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), integrante do Grupo de Pesquisa Ciênciaemflor da Universidade Federal de Santa Maria e do Grupo Colaborativo Flexilhas da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil. 

  • Gabriela Rodrigues Noal, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

    Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), mestranda no PPG em Educação em Ciências pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).  Integrante do Grupo de Pesquisa em Inovação Pedagógica na Formação Acadêmico-Profissional de profissionais da Educação - UNIPAMPA, do Grupo de Pesquisa Ciênciaemflor - UFSM e do Grupo Colaborativo Flexilhas - UNIPAMPA. Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil. 

  • Cadidja Coutinho, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

    Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Professora Adjunta no Departamento de Metodologia do Ensino, Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (MEN- CE/UFSM), e nos PPG Educação em Ciências (PPGECi- UFSM) e PPG Educação (PPGE - UFSM). Líder do grupo de pesquisa Ciênciaemflor (UFSM) e vice-líder do Grupo Colaborativo Flexilhas (UNIPAMPA). Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil. 

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Publicado

31-07-2024

Como Citar

LETRAMENTO RACIAL CRÍTICO EM MAPEAMENTO SISTEMÁTICO DE PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS: contribuições de uma educação antirracista frente aos 20 anos da Lei 10.639/2003. (2024). Eventos Pedagógicos, 15(2), 651-668. https://doi.org/10.30681/reps.v15i2.12099

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