Jogos e brincadeiras na educação infantil: concepções e prática
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v2i1.8947Resumo
A presente investigação refere-se à reflexão e importância dos jogos e brincadeiras para o desenvolvimento infantil, buscando uma melhor compreensão de sua relevância nos aspectos educacionais cognitivos e sociais. Bem como o reconhecimento de seu valor na formação humana, escolar, cotidiana e nas práticas pedagógicas Tem como objetivo principal verificar se os jogos e as brincadeiras são estimulados na escola, como parte da metodologia de ensino-aprendizagem com as crianças da educação infantil. Para elaboração deste trabalho foi utilizada a pesquisa qualitativa, na modalidade de pesquisa estudo de caso, com a exploração inicial de uma temática com questões para estudos posteriores, caracterizando a pluralidade que focaliza uma situação e investigam problemas práticos. O método utilizado foi observação e entrevista realizada em um Centro Municipal de Educação de Sinop; no mês de novembro de 2010. Com o olhar voltado para o trabalho dos profissionais da instituição, percebe-se, que o espaço físico disponível, é muito pequeno, e que há uma interação produtiva entre alunos, professores, e profissionais envolvidos no processo de ensino-aprendizagem das crianças. Após analisar os dados coletados, verifiquei que as metodologias utilizadas são flexíveis ao momento emocional do professor, quando ele está bem disposto planeja brincadeiras com objetivos específicos, no entanto há a falta de materiais adequados para jogos e algumas brincadeiras. Contudo brincadeiras são livres na maioria do tempo, com poucas intervenções do professor, apenas com muita observação.
Palavras-chave: educação; educação infantil; jogos; brincadeiras; desenvolvimento da criança.
Downloads
Referências
BRASIL. Presidência da República. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei n° 9.394/96. Brasília, 20 dez. 1996. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf>. Acesso em: 15 maio 2011.
______. Ministério de Educação. Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil. vol. I, II, III – MEC/SEF – 1998.
CÓRIA-SABINI, Maria Aparecida; LUCENA, Regina Ferreira de. Jogos e Brincadeiras na educa infantil. Campinas: Papirus, 2004.
KISCHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez, 1997.
KUHLMANN JR, Moisés: Infância e educação infantil: uma abordagem histórica. Porto Alegre: Mediação, 1998.
MINAYO, Maria C.S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 1996.
SINOP. Plano Municipal de Educação: Gente Unida por Educação de Qualidade. SINOP/MT, 2008.
WAJSKOP, L. S. A Formação social da mente. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.