Música infantil: suas ações no contexto escolar
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v2i1.8967Resumo
Na realização deste trabalho de conclusão de curso busquei analisar a música infantil como um dos fundamentos para construção do conhecimento da criança, pesquisando de que forma a música influencia no processo de desenvolvimento e socialização dos alunos de uma turma do 1° ano escolar do ensino fundamental em uma Escola Pública Municipal de Sinop - MT. Passei a entender que o ensino da música auxilia no desenvolvimento cognitivo, social, emocional e cultural das crianças, se desenvolvido através da interação social, pois através da música podemos expressar nossos sentimentos. Porém, nota-se que a métodos de utilização da música nas escolas tem se tornado desprazerosos e não motivadores para as crianças buscarem o desenvolvimento através da musica, isso devido os educadores darem preferência as disciplinas que visam à aplicação quantitativa de conteúdos disciplinares tais como português, matemática, ciências e etc. Com isso a música tem estado presente na vida das crianças como uma forma de distração não sendo dada a devida importância como uma ferramenta de desenvolvimento social, emocional, cultural e cognitivo. Desta forma, a música tem tornado-se um grande desafio no contexto escolar, no estudo de caso constatou que os principais meios da utilização da música na escola é como meio de facilitação da aprendizagem.
Palavras-chave: educação; educação infantil; crianças do 1º ano da uma escola municipal.
Downloads
Referências
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC, 1998.
FLEMING, Silvia Falleiros. Manual para elaboração de trabalhos científicos, redação oficial e comercial. Cascavel: Coluna do Saber, 2005.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários a pratica educativa. 13. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
LOUREIRO, Alicia Maria Almeida. O ensino da música na escola fundamental. Campinas: Papirus, 2003.
ROSA, Nereide Schilaro Santa. A expressão Artística da criança por meio da linguagem musical. São Paulo: Ática, 1990.
SILVA, Antonio Carlos R. Metodologia da pesquisa aplicada à contabilidade: orientações de estudos, projetos, relatórios, monografias, dissertações, teses. São Paulo: Atlas, 2003.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.