Exclusão e desigualdade no mundo globalizado

Autores

  • Iranilda Alves Nogueira Gomes UNEMAT
  • Kerllin Carla Boeing
  • Ivone Jesus Alexandre UNEMAT

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9213

Resumo

O artigo busca demonstrar os diferentes tipos de desigualdade e exclusão existentes no mundo globalizado. Discute também os conceitos e o comportamento excludente e desigual existente ao longo da história, apontando as diferentes formas de racismo e desvalorização de determinadas culturas na sociedade moderna. Aborda ainda a contribuição das Tecnologias de Informações e revela os meios insuficientes que o Estado enquanto instituição tem realizado no combate destas práticas, sugerindo que em parceria com a escola discuta os métodos pedagógicos dos professores, buscando a conscientização e respeito pelas diferentes culturas e etnias presentes no Brasil.

Palavras-chave: educação; desigualdade; exclusão; globalização; multiculturalismo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Iranilda Alves Nogueira Gomes, UNEMAT
    Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT/Sinop). Pós-graduanda no Curso de Especialização Docência no Ensino Superior pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT).
  • Kerllin Carla Boeing
    Possui graduação em Bacharelado em Ciências Econômicas pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2010) e graduação em Gestão da Produção Industrial pela Faculdade Tecnologia de Curitiba (2009). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Política e Planejamento Governamentais.
  • Ivone Jesus Alexandre, UNEMAT

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (1998). Especialização em Orientação Academica para professores em EAD pela Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT. Mestrado em Educação pela Univerisidade Federal de Mato Grosso-UFMT. É professora Mestre Assistente na Universidade do Estado de Mato Grosso. Participa do grupo de pesquisa NEPRE-núcleo de Estudos e Pesquisas sobre relações Raciais e Educação da Universidade Federal de Mato Grosso e do NEGRA-Núcleo de Estudos sobre Genero, Raça e Alteridade na UNiversidade Estadual de Mato Grosso. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação para as relações etnico racial, Educação Infantil e Alfabetização, atuando principalmente nos seguintes temas: Didática, Metodologia de Ensino, Estágio Supervisionado de Educação Infantil, Metodologias e Fundamentos de Educação de Jovens, Metodologias e Fundamentos de Alfabetização e Relações raciais.

Referências

AGÊNCIA CÂMARA DE NOTÍCIAS. Voto feminino resultou de longo processo de mobilização. Disponível: <http://www2.camara.gov.br/agencia/noticias/politica/409788-voto-feminino-resultou-de-longo-processo-de-mobilizacao.html> Acesso em: 24 fev. 2012.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Zahae, 2005.

GONÇALVES, Luiz Alberto Oliveira; SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves. Multiculturalismo e Educação: do protesto de rua a proposta e políticas. São Paulo: Educação e Pesquisa 2003. Vol. 29. p. 109-123.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

MCLAREN, Peter. Multiculturalismo crítico. São Paulo: Cortez; Instituto Paulo Freire, 2000.

RAMOS, Adriana. O que é bullying. Agosto/2009. Disponível: <http://revistaescola.abril.com.br/crianca-e-adolescente/comportamento/bullying-escola-494973.shtml> Acesso em: 04 out. 2011.

SANTOS, Boaventura. A gramática do Tempo: para uma nova cultura política. São Paulo: Cortez, 2008. Vol. 4. Coleção para um novo senso comum.

Downloads

Publicado

29-06-2012

Como Citar

Exclusão e desigualdade no mundo globalizado. (2012). Eventos Pedagógicos, 3(2), 377-385. https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9213

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2