Brincando e aprendendo na educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9299Resumo
O presente artigo buscou conhecer o aprendizado das crianças através das brincadeiras realizadas na Creche Municipal Alvorada em Sinop - MT. A pesquisa conheceu mais sobre as brincadeiras realizadas na instituição e apreciou de perto os obstáculos enfrentados pelas crianças para desenvolver as atividades lúdicas. Empregou se na pesquisa o método exploratório-qualitativo, para coleta de dados foi usado o diário de campo, entrevistas com as professoras e questionário com as crianças da Educação Infantil. Concluiu se que as professoras utilizam das brincadeiras como instrumento pedagógico como atividades favoráveis para o ensino e aprendizagem das crianças.
Palavras-chave: educação; educação infantil; brincadeiras; crianças e professoras; método qualitativo.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Brasília: MEC, SEB, 2010.
______ . Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria da Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil/ - Brasília: MEC/SEF, 1998. V1 introdução.
BROUGÉRE, Gilles. Brinquedo e cultura. 4.ed. São Paulo: Cortez, 2001.
FREIRE, João Batista. Educação de Corpo Inteiro: teoria e prática da Educação Física. São Paulo: Scipione,1997.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 37. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
PORTO, Estelamar de Queiroz. Brincando e Aprendendo na Educação Infantil. 2011. 25 f. Projeto de Pesquisa (Graduação em Pedagogia) – Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, Campus Universitário de Sinop, Sinop, 2011.
KAMI, Constance. Piaget para a Educação Pré-escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1991
KISHIMOTO, Tizuco Morchida. O Brincar e suas Teorias. São Paulo: Pioneiro Thonson Learning, 2002.
______ . (Org.) Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 12.ed. São Paulo: Cortez, 2009.
TRIVINOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Ed. Atlas S.A 1987.
VYGOTSKY, Lev Semenovitch. H. Do Acto ao Pensamento. Lisboa: Morais, 1979.
______ . Uma Perspectiva Histórico-Cultural da Educação. 17. ed. Petrópolis: Vozes, 1995.
PROFESSORA A. Professora A: depoimento. [26 de maio. 2012]. Entrevistadora: Estelamar de Queiroz Porto. Sinop, MT, 2011. 1 questionário elaborado Entrevista concedida para monografia Brincando e Aprendendo na Educação Infantil.
PROFESSORA B. Professora B: depoimento. [26 de maio. 2012]. Entrevistadora: Estelamar de Queiroz Porto.Sinop, MT, 2011. 1 questionário elaborado Entrevista concedida para monografia Brincando e Aprendendo na Educação Infantil.
PROFESSORA C. Professora C: depoimento. [26 de maio. 2012]. Entrevistadora: Estelamar de Queiroz Porto. Sinop, MT, 2011. 1 questionário elaborado Entrevista concedida para monografia Brincando e Aprendendo na Educação Infantil.
ENTREVISTA E DIÁLOGO ENTRE AS CRIANÇAS. Entrevista e diálogo entre as crianças. [28 a 30 de maio 2012]. Registrado por: Estelamar de Queiroz Porto. Sinop, MT, 2012. 1 celular Motorola 3.0 (12 min 5 seg). Diálogo desenvolvido durante realização do Trabalho de Conclusão de Curso sobre o tema Brincando e Aprendendo na Educação Infantil.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.