Brincando e aprendendo na educação infantil

Autores

  • Estelamar de Queiroz Porto UNEMAT
  • Edneuza Alves Trugillo UNEMAT

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9299

Resumo

O presente artigo buscou conhecer o aprendizado das crianças através das brincadeiras realizadas na Creche Municipal Alvorada em Sinop - MT. A pesquisa conheceu mais sobre as brincadeiras realizadas na instituição e apreciou de perto os obstáculos enfrentados pelas crianças para desenvolver as atividades lúdicas. Empregou se na pesquisa o método exploratório-qualitativo, para coleta de dados foi usado o diário de campo, entrevistas com as professoras e questionário com as crianças da Educação Infantil. Concluiu se que as professoras utilizam das brincadeiras como instrumento pedagógico como atividades favoráveis para o ensino e aprendizagem das crianças.

Palavras-chave: educação; educação infantil; brincadeiras; crianças e professoras; método qualitativo.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Brasília: MEC, SEB, 2010.

______ . Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria da Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil/ - Brasília: MEC/SEF, 1998. V1 introdução.

BROUGÉRE, Gilles. Brinquedo e cultura. 4.ed. São Paulo: Cortez, 2001.

FREIRE, João Batista. Educação de Corpo Inteiro: teoria e prática da Educação Física. São Paulo: Scipione,1997.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 37. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

PORTO, Estelamar de Queiroz. Brincando e Aprendendo na Educação Infantil. 2011. 25 f. Projeto de Pesquisa (Graduação em Pedagogia) – Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, Campus Universitário de Sinop, Sinop, 2011.

KAMI, Constance. Piaget para a Educação Pré-escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1991

KISHIMOTO, Tizuco Morchida. O Brincar e suas Teorias. São Paulo: Pioneiro Thonson Learning, 2002.

______ . (Org.) Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 12.ed. São Paulo: Cortez, 2009.

TRIVINOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Ed. Atlas S.A 1987.

VYGOTSKY, Lev Semenovitch. H. Do Acto ao Pensamento. Lisboa: Morais, 1979.

______ . Uma Perspectiva Histórico-Cultural da Educação. 17. ed. Petrópolis: Vozes, 1995.

PROFESSORA A. Professora A: depoimento. [26 de maio. 2012]. Entrevistadora: Estelamar de Queiroz Porto. Sinop, MT, 2011. 1 questionário elaborado Entrevista concedida para monografia Brincando e Aprendendo na Educação Infantil.

PROFESSORA B. Professora B: depoimento. [26 de maio. 2012]. Entrevistadora: Estelamar de Queiroz Porto.Sinop, MT, 2011. 1 questionário elaborado Entrevista concedida para monografia Brincando e Aprendendo na Educação Infantil.

PROFESSORA C. Professora C: depoimento. [26 de maio. 2012]. Entrevistadora: Estelamar de Queiroz Porto. Sinop, MT, 2011. 1 questionário elaborado Entrevista concedida para monografia Brincando e Aprendendo na Educação Infantil.

ENTREVISTA E DIÁLOGO ENTRE AS CRIANÇAS. Entrevista e diálogo entre as crianças. [28 a 30 de maio 2012]. Registrado por: Estelamar de Queiroz Porto. Sinop, MT, 2012. 1 celular Motorola 3.0 (12 min 5 seg). Diálogo desenvolvido durante realização do Trabalho de Conclusão de Curso sobre o tema Brincando e Aprendendo na Educação Infantil.

Downloads

Publicado

07-12-2012

Como Citar

Brincando e aprendendo na educação infantil. (2012). Eventos Pedagógicos, 3(3), 70-79. https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9299

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 > >>