Percepção ambiental através da prática pedagógica no Ensino de Jovens e Adultos

Autores

  • Laurete Maria de Souza UNEMAT Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Edneuza Alves Trugillo

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v5i4.9317

Resumo

O texto apresentado é de uma pesquisa realizada na Escola Municipal de Educação Básica Jurandir Liberino de Mesquita com alunos que estão cursando o 1º segmento da II fase do Ensino Fundamental intitulado - Percepção ambiental através da Prática pedagógica no ensino de jovens e adultos. A Educação Ambiental enquanto transversalidade perpassa pela formação educacional no intuito de proporcionar uma educação responsável, crítica, participativa, possibilitando tomada de decisões transformadoras no meio ambiente em que vive na construção de um futuro sustentável, saudável e socialmente justo. Sendo assim, para que a comunidade participe coletivamente na sua construção, as políticas públicas vêm proporcionar para que isso se torne realidade. Atitudes e valores quando ensinados são absorvidos com resultados favoráveis, as práticas desenvolvidas através da educação ambiental nos fazem compreender como se dá o processo de construção de valores sociais, de ciência e atitudes focadas para a preservação da vida no meio ambiente.

Palavras-chave: práticas pedagógicas; percepção ambiental; professor e aluno.

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Biografia do Autor

  • Laurete Maria de Souza, UNEMAT Universidade do Estado de Mato Grosso
    Graduanda em Pedagogia, UNEMAT/Sinop

Referências

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ALUNO C. Aluno C: depoimento. [24 nov. 2011]. Entrevistadora: Laurete Maria de Souza, Sinop - MT, 2012. Gravação Digital (4min 54seg) Entrevista concedida para Trabalho de Conclusão de Curso sobre Percepção Ambiental: contextos e possibilidades no cotidiano da educação de jovens e adultos EJA.

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Publicado

26-11-2014

Como Citar

Percepção ambiental através da prática pedagógica no Ensino de Jovens e Adultos. (2014). Eventos Pedagógicos, 5(4), 46-55. https://doi.org/10.30681/reps.v5i4.9317

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