Educação de Jovens e Adultos para a conquista da cidadania
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9529Resumo
Este artigo voltou-se para as relações pedagógicas na Educação de Jovens e Adultos centradas na cidadania. Analisou-se o processo educativo da ação de ser cidadão dos educandos. Foi uma pesquisa qualitativa, com Estudo de Caso no Centro de Educação de Jovens e Adultos, Sinop - Mato Grosso. Revelou-se uma dimensão conflitante entre o desconhecimento do que é cidadania e a ação pelo direito à cidadania. O estar na escola para qualificar o educando representa a ordem prática de sua a ação cidadã, embora esteja destituída de sua fundamentação do que ela implica.
Palavras-chave: educação; Educação de Jovens e Adultos; cidadania.
Downloads
Referências
ALUNA A. Aluna A: depoimento. [10 abr. 2014]. Entrevistadora: Keila Alessandra Furlanetto. Sinop, MT. Áudio 2,5 MB. Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre Educação de Jovens e Adultos para a conquista da cidadania.
ALUNA B. Aluna B: depoimento. [10 abr. 2014]. Entrevistadora: Keila Alessandra Furlanetto. Sinop, MT. Áudio 2,5 MB. Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre Educação de Jovens e Adultos para a conquista da cidadania.
ALUNA C. Aluna C: depoimento. [10 abr. 2014]. Entrevistadora: Keila Alessandra Furlanetto. Sinop, MT. Áudio 2,5 MB. Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre Educação de Jovens e Adultos para a conquista da cidadania.
ALUNA D. Aluna D: depoimento. [10 abr. 2014]. Entrevistadora: Keila Alessandra Furlanetto. Sinop, MT. Áudio 2,5 MB. Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre Educação de Jovens e Adultos para a conquista da cidadania.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNC/CEB, nº 1/2000 e Parecer nº 11/2000, do Conselho Nacional de Educação – CNE. Disponível em: < pórtal.mec.gov.br/cne/arquivos /pdf/CEB012000 >. Acesso em: 13 maio 2014.
CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil: o longo caminho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira; 2001.
DEMO, Pedro. Introdução à metodologia da ciência. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
PAIVA. Vanilda Pereira. Educação Popular e Educação de Adultos. São Paulo: Loyola. 1987.
SANTOS, Luiz Erardi. Raízes da História de Sinop. Edição própria: Sinop, 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.