OS PCN E AS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA REDE MUNICIPAL DO RECIFE

Autores/as

  • Rinaldo César de Holanda Beltrão UNEMAT
  • Terezinha Mônica Sinício Beltrão

Palabras clave:

concepção, transposição didática, aprendizagem, construtivista.

Resumen

Investiga-se os PCN de Matemática têm influenciado as concepções de ensino-aprendizagem dos professores de 3º e 4º ciclo de Matemática, das escolas públicas de ensino fundamental da rede municipal do Recife. O aporte teórico está fundamentado nas concepções de ensinoaprendizagem proposta por Weisz e na Teoria da Transposição Didática de Chevallard. A pesquisa foi realizada na aplicação de um questionário durante um encontro de formação continuada, promovido pela secretaria de educação municipal, e na análise de dois instrumentos presentes no cotidiano profissional dos professores: o livro didático e o diário de classe. As informações analisadas indicam que os PCN de Matemática têm influenciado suas práticas, ainda que de uma forma indireta, e que os instrumentos utilizados pelo professor em seu cotidiano são importantes mediadores nessa construção.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Referencias

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática / Secretaria de

Educação Fundamental. Brasília: MEC/ SEF, 1998. 148p.

_______. Guia de livros didáticos PNLD 2008: Matemática / Ministério da

Educação. — Anos Finais do Ensino Fundamental. Brasília: MEC, 2007. 148p.

DANTE, Luiz Roberto. Tudo é Matemática: Ensino Fundamental: Livro do

Professor. São Paulo: Ática, 2006. 320p.

HAIDT, Regina. Curso de Didática Geral. São Paulo: Editora Ática, 2002.

p.

PAIS, Luiz Carlos. Didática da Matemática: uma análise da influência francesa. Belo Horizonte: Autêntica, 2002. 125p.

ROSA NETO, E. Didática da Matemática. São Paulo: Editora Ática, 2005.

p.

THOMPSON, A. Teachers Beliefs and Conceptions: a Systhesis of the Researsh. In GROUWS, D. A. Handbook of Researh in Mathematics Teaching

and Learning. New York: Macmillan, 1992. p.127-146.

WEISZ, T. O Diálogo entre o Ensino e a Aprendizagem. São Paulo: Editora

Ática, 2000.

Publicado

2019-09-27

Número

Sección

ARTIGO

Cómo citar

OS PCN E AS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA REDE MUNICIPAL DO RECIFE. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 97–113, 2019. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3787.. Acesso em: 4 jul. 2024.

Artículos similares

11-20 de 82

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.