EMPRETECIMENTO, SULEAMENTO E ENDOGENAMENTO DE ESPAÇOS E CONHECIMENTOS COMO CAMINHOS PARA A DESCOLONIZAÇÃO EPISTÊMICA

Autores

  • Sónia André Universidade Pedagógica de Moçambique

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v15i2.11857

Palavras-chave:

Educações antirracistas, Descolonização, Saberes africanos/afrodiaspóricos

Resumo

Este artigo é resultado de partilha de experiências vividas e sentidas, na primeira pessoa, a partir do meu não ser branca, onde a cor da pele é a marca de nossas caminhadas em espaços que deveriam ser comuns para todas as pessoas. As invisibilizações e negações de produções de outras epistemes, a partir de sujeitos não brancos, não euronortecentrados, assinalam impossibilidades de suas existências e de produção de seus conhecimentos dentro das academias, recusando reflexões e ações para “educações” antirracistas e para a construção de sociedades sem cópias e obediências epistêmicas. Por esse viés, caminhos que possibilitem o desfazer de construtos tidos como verdadeiros, buscando abordagens descolonizantes, num diálogo com os saberes dos povos africanos, afrodiaspóricos, e/ou não brancos, são de suma importância.

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Biografia do Autor

  • Sónia André, Universidade Pedagógica de Moçambique

    (Des)Educadora, Doutora e Mestra em Educação pela UFAL, Especialista em Ensino da Arte-Música, Licenciada em Música, Atriz, Produtora e Diretora de Cinema. Pesquisa sobre práticas tradicionais moçambicanas, juventudes e vulnerabilidades, povos não brancos e demais sujeitos e espaços periferizados. Saberes e espaços endógenos e indígenas, Ritos e Rituais, Educação em espaços também não “escolares”. Outras formas de estar e ser “mulher”, em particular, dos povos não brancos. 

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Publicado

31-07-2024

Como Citar

EMPRETECIMENTO, SULEAMENTO E ENDOGENAMENTO DE ESPAÇOS E CONHECIMENTOS COMO CAMINHOS PARA A DESCOLONIZAÇÃO EPISTÊMICA. (2024). Eventos Pedagógicos, 15(2), 760-774. https://doi.org/10.30681/reps.v15i2.11857

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