Skip to main content
Skip to main navigation menu
Skip to site footer
Open Menu
Revista Educação, Cultura e Sociedade
Início
Current
Archives
Announcements
About
About the Journal
Submissions
Editorial Team
Privacy Statement
Contact
Search
Periódicos UNEMAT
Register
Login
Home
/
Archives
/
Vol. 10 No. 3 (2020): Edição Especial
Vol. 10 No. 3 (2020): Edição Especial
Published:
2020-10-28
Artigos
A DISCRIMINAÇÃO DA INTELLIGENTSIA NO CAMPO CIENTÍFICO BRASILEIRO
Roberta Areas, Ademir E. Santana, Márcia C. Barbosa
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3943
O PEDAGOGO E A QUESTÃO “AMBIENTAL” NA AMAZÔNIA
Lucas de Vasconcelos Soares, Marilene Maria Aquino Castro de Barros
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3948
DIVERSIDADE BIOCULTURAL: PERSPECTIVAS DE PROFESSORES DE BIOLOGIA
Thaliana Cruz Dantas, Mariana Guelero do Valle
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3949
CONTRIBUIÇÕES DAS PESQUISAS RECENTES SOBRE AS CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS PROFESSORES TEMPORÁRIOS NO BRASIL
Etiane Fátima Theodoroski
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.4047
EDUCAÇÃO PERFORMATIVA: (COR) POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Cintia de Oliveira Pontes Rosa, Anne Caroline Pereira Arruda, Michelle Bocchi Gonçalves
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3954
OS PROJETOS DE TRABALHO COMO FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
Cintia Chung Marques Corrêa, Natany Bersan
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3955
CONHECIMENTO DE DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR EM SAÚDE SOBRE NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS EM ESTADO BRASILEIRO
Silvia Mara de Souza Halick, Maria Cecília Da Lozzo Garbelini, Leide da Conceição Sanches
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3960
PRÁTICAS EDUCATIVAS QUE FAVORECERAM A INCLUSÃO DE UNIVERSITÁRIOS COM DEFICIÊNCIA: UMA ANÁLISE DE PRODUÇÕES CIENTIFICAS
Ana Lidia Penteado Urban, Luci Pastor Manzoli
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3975
IMPLICAÇÕES PSICOLÓGICAS DO RACISMO NO ESPAÇO ESCOLAR
Aline Rocha Bezerra, Tânia Aparecida Kuhnen
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3965
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ANÁLISE DOS PROJETOS POLÍTICOS-PEDAGÓGICOS DE ESCOLAS DO ENSINO FUNDAMENTAL, NA FRONTEIRA OESTE DO RS
Paula Ernestina Leal de Oliveira Cardoso, Marcus Vinícius Morini Querol
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3969
O PROGRAMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO EM ESCOLA RURAL E URBANA DE UM MUNICÍPIO DA FRONTEIRA OESTE DO RS.
Sâmela Taís Gonzalez do Prado, Luciano de Oliveira, Raquel Ruppenthal
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3981
SER EDUCADORA DE BEBÊS: REVISÃO SISTEMÁTICA DE ESTUDOS INSPIRADOS NA ABORDAGEM PIKLERIANA
Gabriela Vieira Soares de Abreu, Gabriela Dal Forno Martins
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3983
EDUCAÇÃO INFANTIL CONECTADA: JOGOS DIGITAIS, CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM
Tereza Cristina Abreu, Sayonara Abrantes de Oliveira Uchoa, Maria Audenora das Neves Silva Martins
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3940
INCLUSÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: REFLEXÕES A PARTIR DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Kalline Flávia Silva de Lira
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3937
O ENSINO DO GÊNERO CONTO DE TERROR: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Caio Castro
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3941
UM OLHAR SOBRE A PINTURA CONTEMPORÂNEA: IMPLICAÇÕES NO ENSINO DA ARTE.
Maria Auxiliadora Almeida, Reinaldo Gomes Arruda
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.4012
A PRODUÇÃO DA CRENÇA DIDÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE BOURDIEUSIANA
Sérgio Choiti Yamazaki, Regiani Magalhães de Oliveira Yamazaki
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3847
DERECHOS HUMANOS, EDUCACIÓN Y NEOLIBERALISMO, O LA ESPERA A GODOT
Jaime Vicente Chuchuca Serrano
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.4163
FORMAÇÃO DOCENTE INSTITUINTE NAS ÁGUAS ALFABETIZADORAS
Elizabeth Orofino Lucio
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3977
EDUCAÇÃO PARA OS DIREITOS HUMANOS E ENSINO RELIGIOSO: UMA PERSPECTIVA DECOLONIAL
Professor Mestre Felipe Hatzenberger, Professora Doutora Janaina Wenczenovicz
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3992
DECOLONIALIZAR A NOSSA MENTE PARA INTERCULTURALIZAR-NOS: UMA APROXIMAÇÃO À FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS NO BRASIL
Laura Marcela Cubides Sánchez, Fabiana Soares Fernandes Leal
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.4005
LETRAMENTO DE RESISTÊNCIA NO ENSINO MÉDIO: AÇÕES DIDÁTICAS PARA A FORMAÇÃO LEITORA
Rosely de Oliveira Macário, Linduarte Pereira Rodrigues
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3932
A RELAÇÃO DE DISTINÇÃO E SEMELHANÇA ENTRE O USO E A APROPRIAÇÃO DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
Saulo Eduardo Ribeiro, Eliane Schlemmer
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3929
ABORDAGEM DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA EM NÍVEL SUPERIOR DE PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Joaklebio Alves da Silva, Monica Lopes Folena Araújo
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3964
O CONSENSO EM RELAÇÃO À NOÇÃO DE FORMA E OS LIMITES DA IMAGINAÇÃO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM.
Juliana Labatut Portilho
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3971
AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS E A INTERAÇÃO COMUNICATIVA EM SALA DE AULA
Rosalvo Nobre Carneiro, Marizete Batista do Nascimento
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3968
ENSINO DAS ARTES EM QUESTÃO: FORMAÇÃO HUMANA, ESCOLA PUBLICA E ATUAÇÃO DOCENTE
Luciana Tosta, Mariane Fernandes Catanzaro, Monique Andries Nogueira
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3980
A COMUNICAÇÃO NOS SABERES DO FUTURO E NOS DIFERENTES ASPECTOS DO ENSINO CONTEMPORÂNEO
George de Salles Canfield, Taís Steffenello Ghisleni, Elsbeth Léia Spode Becker
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3897
TRABALHO PEDAGÓGICO EM ESCOLAS ESTADUAIS DE PERNAMBUCO: INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS E MONITORAMENTO DO COTIDIANO ESCOLAR
Emanuelle de Souza Barbosa, Katharine Ninive Pinto Silva, Thamyrys Fernanda Cândido de Lima
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3904
POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO E BEM ESTAR DOS UNIVERSITÁRIOS
Débora Maria Biesek, Giseli Monteiro Gagliotto
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3974
BIOMA PAMPA: COMPREENSÕES PRÉVIAS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE DUAS ESCOLAS COM DIFERENTE PERFIL SOCIOAMBIENTAL DE ALEGRETE-RS
Débora Velasque de Souza, Ailton Jesus Dinardi, Karina Braccini Pereira
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3957
NECROPOLÍTICA, MEMÓRIA E PODER: FACES DE UMA POLÍTICA DE OPRESSÃO SOB UM OLHAR DISCURSIVO
Elaine Pereira Daróz, Maria Beatriz Ribeiro Prandi-Gonçalves
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.4157
RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANA E ENSINO RELIGIOSO NO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DO PARANÁ DE 2007 A 2016: DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORAS E PROFESSORES
Maritana Drescher da Cruz, Lucimar Rosa Dias
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3966
Resenhas
CORPOS AMEAÇADOS: SILENCIAMENTOS E NEGAÇÕES NO ÂMBITO EDUCACIONAL
Alan Camargo Silva
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.4024
Apresentação
Apresentação
Lucio José Dutra Lord
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.4217
Editorial
Editorial
Lucio José Dutra Lord
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.4220
Information
For Readers
For Authors
For Librarians
Language
English
Español
Português
Make a Submission
Make a Submission
Ler e escrever: práticas de letramento
120
IDENTIFICAÇÃO DE CONHECIMENTOS PRÉVIOS ATRAVÉS DE SITUAÇÕES-PROBLEMAS
115
Planejamento participativo: Elementos para o debate em ação
105
THE USE OF DIGITAL SOCIAL MEDIA AND THE IMPACTS ON THE ACADEMIC PERFORMANCE OF UNIVERSITY STUDENTS: AN INTEGRATIVE REVIEW: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
77
ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE ENSINO: PERSPECTIVAS PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES.
73