OS PROFESSORES E A ATRIBUIÇÃO DE CAUSALIDADE AO SUCESSO E AO FRACASSO ESCOLAR

Autores/as

  • Marcelo Luís Grassi Beck
  • José Augusto da Silva Pontes Neto
  • Josiane Magalhães
  • Renata Lourenço

Palabras clave:

Profissão docente, teoria da atribuição, sucesso e fracasso escolar, motivação escolar.

Resumen

A teoria da atribuição representa um interessante corpo teórico para analisar-se as explicações causais que as pessoas elaboram a respeito dos eventos, e de como essas atribuições causais influenciam as expectativas futuras, o autoconceito e a auto – estima. Aplicada à esfera da educação e à atividade profissional docente, apresenta-se como uma importante ferramenta para o estudo e inferências na motivação escolar

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Referencias

BAR-TAL, D., DAROM, E. Causal perceptions of pupil’s sucess or failure by teachers and pupils:comparison. Unpublished Manuscript. Univ. of Tel-Aviv, Israel, 1977.

COLL, C. S. et al. Psicologia do ensino. Porto Alegre: ArtMed, 2000.

DELA COLETA, J. A.. Atribuição de causalidade ao sucesso e fracasso e reações emocionais: pesquisa brasileira com modelos de B. Weiner . Psicologia: teoria e pesquisa. Brasília:UNB, v. 2, p. 145-56, 1986

FERREIRA, R. F., ABREU, C. N. Psicoterapia e construtivismo: considerações teóricas e práticas. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

FRIEZE, I. H. Causal attributions and information seeking to explain success and failure. Journal of Personality. Durham: Duke University Press, v. 10, p. 293-305, 1976.

GAMA, Elisabeth M. P., JESUS, Denise M. Atribuições e expectativas do professor: representações sociaisna manutenção da seletividade social na escola. Psicologia: teoria e pesquisa. Brasília: UNB, v. 10, n. 3, p.393-410, 1994.

GRAHAM, S. Review of atributtion theory in achievement contexts. Educational Psicology Review, v. 3, n. 1, p. 5-39, 1991.

HEIDER, F. The psychology of interpersonal relations. New York: John Wiley & Sons, 1958.

HECKHAUSEN, H. & WEINER B. O aparecimento de uma psicologia cognitiva de motivação. In : Dodwell, P. C. ( Coord. ) Novos horizontes da psicologia. São Paulo: Ibrasa, 1980. p. 143-68.

JONES, E. E., NISBET, R. .E. The actor the observer: divergent, perceptions of the causes of behavior. In: JONES, E. E. et al. Attribution: perceiving the causes of behavior. Morritow: General Leaning Process, 1972

MALUF, M. R., BARDELLI,C. As causas do fracasso escolar na perspectiva de professores e alunos de uma escola de primeiro grau. Psicologia: Teoria e Pesquisa (Brasília), v.7, n. 3, p. 263-71, 1991.

______. & MARQUES, D. C. Experiência de sucesso e fracasso escolar e atribuição causal em estudantes universitários. Psicologia de Educação. PUC/ SP, n. 2, p 25-32, 1991.

MUSSEN, P.H, CONGER, J.J. KAGAN, J. & HUSTON, A . C. Desenvolvimento e personalidade da criança. 2 ed. São Paulo: Harbra, 1988.

OLIVEIRA, L. B. Atribuição de causalidade à repetência escolar na percepção de professores, pais e alunos. Tese (Mestrado em Educação) – Faculdade de Filosofia e Ciências – Campus de Marília. Universidade Estadual Paulista.

RODRIGUES, A. Atribuição de causalidade ao sucesso e ao fracasso como fator mediador de reação emocional e de expectativa de comportamento. Arquivos Brasileiros de Psicologia. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, v. 36, n. 4, p. 12-25, 1984b.

______., ASSMAR, E. M. L., JABLONSKI B. Psicologia Social. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2000.

WEINER, B. Achievement motivation and attribution theory. Morristown, N. J.: General Learning Press, 1974.

______. A cognitive (attribution) – emotion-action model of motivated behavior: analysis of judments of help-givin. Journal of Personality and Social Psychology, v. 39, p. 186-220, 1980.

______. The role of affect in rational (attributional) aproaches to humam motivation. Educational Researcher, v. 9, p. 4-11, 1980

______. A Theory of motivation for some classrrom experiences, Journal of Educational Psychology, v.71, p. 3-25, 1979. Uma teoria da motivação para algumas experiências de sala de aula. Tradução de Terezinha Pancini de Sá e M. R. Maluf. Psicologia da Educação. São Paulo: PUC, p. 1-19, 1984.

______. An attributional theory of achievement motivation and emotion. Psychology Review, v. 92, n. 4, p. 548-73, 1985.

______. Integrating social and persons theories of achievemente striving. Rewiew of Educational Research, v. 64, p. 557-75, 1994.

______, FRIEZE, I. H., KUKLA, A., REED, I., REST, S., & ROSENBAUM, R. M. Perceiving the causes of success and failure. Morristown,: General Learning Press, 1971.

______. & KUKLA, A. A attributional analysis of achievement motivation. Journal of Personality and Social Psychology, v.1, p.1-20, 1970. WOOLFOLK, A. E. Psicologia da Educação. 7. ed. Porto Alegre: ArtMed, 2000.

Publicado

2019-09-26

Número

Sección

ARTIGO

Cómo citar

OS PROFESSORES E A ATRIBUIÇÃO DE CAUSALIDADE AO SUCESSO E AO FRACASSO ESCOLAR. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 165–187, 2019. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3467.. Acesso em: 4 jul. 2024.

Artículos similares

11-20 de 366

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.