POLÍTICAS PÚBLICAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES:

uma análise das dimensões do Programa Residência Pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v14i3.11500

Palavras-chave:

Formação de professores, Programa de Residência Pedagógica (PRP), Políticas públicas

Resumo

Este artigo analisa a efetividade das políticas públicas na formação inicial de professores, em especial o Programa Residência Pedagógica (PRP). O estudo foi realizado no contexto de observação-participante e vincula-se ao curso de licenciatura em Filosofia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), sendo realizado de novembro de 2022 a agosto de 2023. Os procedimentos metodológicos adotados foram, pesquisa bibliográfica, análise documental e abordagem mista qualitativa. Os resultados mostraram que, apesar de eventuais alterações e atualizações no programa, a implementação e seus objetivos têm contribuído para a melhoria da qualidade do ensino na escola alvo e rentabilizado um impacto significativo no desempenho acadêmico dos graduandos/bolsistas envolvidos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Dieison William Antunes dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

    Graduando em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, integrante do Programa Residência pedagógica, Porto Alegre, RS, Brasil.

  • Ivan Pereira Quintana, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

    Graduando em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, extensionista e integrante do Programa Residência pedagógica, Porto Alegre, RS, Brasil.

Referências

AGUIAR NETO, Porphírio; SERENO, Tânia. John Dewey. São Paulo: Ícone,1999.

BRASIL. Constituição da república federativa do Brasil de 1988. Brasília: Secretaria de Editoração e Publicações, 1988.

BRASIL. Ministério da Educação. Decreto n. 6.755, de 29 de janeiro de 2009. Institui a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/d6755.htm. Acesso em: 06 de julho de 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 38, de 12 de dezembro de 2007. Institui o Programa de Bolsa Institucional de Iniciação à Docência. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/portaria_pibid.pdf. Acesso em: 04 de julho de 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 38, de 28 de janeiro de 2017. Institui o Programa de Residência Pedagógica. Disponível em: 28022018-portaria-n-38-institui-rp-pdf (www.gov.br). Acesso em: 14 de julho de 2023.

BRASIL. Lei nº 9394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf. Acesso em: 02 de julho de 2023.

BRASIL. Lei nº 13.005 de 25 de junho de 2014. Estabelece as diretrizes do Plano Nacional de Educação. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 19 de julho de 2023.

BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Edital nº 06, de 01 de março de 2018. Programa de Residência Pedagógica. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/01032018-edital-6-2018-residencia-pedagogica-pdf. Acesso em: 10 de julho de 2023.

BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Edital nº 01, de 03 de janeiro de 2020. Programa de Residência Pedagógica. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/06012020-edital-1-2020-residencia-pedagogica-pdf. Acesso em: 13 de julho de 2023.

BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Edital nº 24, de 29 de abril de 2022. Programa de Residência Pedagógica. Disponível em: 29042022_Edital_1692979_Edital_24_2022.pdf (www.gov.br). Acesso em: 18 de julho de 2023.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021.

PINTO, Álvaro Vieira. A Consciência e realidade nacional. Rio de Janeiro: MEC/ISEB, 1960.

PINTO, Álvaro Vieira. Sete lições sobre educação de adultos. São Paulo: Cortez, 2003.

PORTO ALEGRE. Prefeitura municipal de Porto Alegre. Secretaria Municipal de Educação. Disponível em: https://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/carmo/. Acesso em: 21 de julho de 2023.

Downloads

Publicado

19-12-2023

Como Citar

POLÍTICAS PÚBLICAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES:: uma análise das dimensões do Programa Residência Pedagógica. (2023). Eventos Pedagógicos, 14(3), 676-687. https://doi.org/10.30681/reps.v14i3.11500

Artigos Semelhantes

11-20 de 1096

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.