INSURGÊNCIAS SUBJETIVAS NAS UNIVERSITAS

vivência acadêmica de mulheres negras estudantes de psicologia

Autores

  • Karin Juliana Daffinyn da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Adolfo Pizzinato Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Palavras-chave:

Educação superior, Psicologia da educação, Ações afirmativas, Epistemologia qualitativa, Teoria da subjetividade

Resumo

Este artigo relata os resultados de uma pesquisa qualitativa que investigou a vivência acadêmica de duas estudantes negras de psicologia pertencentes à região sul do país. Foram realizados espaços conversacionais individuais e em grupo com três estudantes de psicologia conforme os pressupostos da Epistemologia Qualitativa e Teoria da Subjetividade. Os resultados apontaram para a vivência de métodos de ensino enrijecidos, dificuldade de significação das teorias psicológicas e relacionamento interpessoal permeados pelo racismo. Concluiu-se a necessidade de politizar a identidade profissional e refletir sobre a ética nas pesquisas com este público.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Karin Juliana Daffinyn da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

    Doutoranda bolsista no Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, compõe o Núcleo de Estudos e Intervenção Psicossocial à Diversidade (NEPsiD) e Núcleo de Estudos E'léékò.  Porto Alegre, RS, Brasil. 

  • Adolfo Pizzinato, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

    Doutor em Psicologia pela Universitat Autònoma de Barcelona, Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Política Social e Serviço Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Referências

ANDRADE, Juliana de Souza; CASSUNDÉ, Fernanda Roda de Souza Araújo & BARBOSA, Milka Alves Correia. Da liberdade à “Gaiola De Cristal”: sobre o produtivismo acadêmico na pós-graduação. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, v. 9, n. 1, p. 169-197, jan./abr. 2019. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/43356/22445. Acesso em: 31 jul. 2023.

ALMEIDA, Silvio Luís de. Racismo Estrutural. São Paulo: Jandaíra, 2019.

ARONI, Allan. O ensino superior como atividade empresarial e o cidadão mínimo no Brasil: o peso da mão liberal e a marca de uma aliança não visível. Uma análise do Ensino Superior a partir dos dilemas que envolvem as políticas públicas. 2008, 215 f. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, 2008. Disponível em: https://doi.org/10.11606/D.48.2008.tde-09102008-115646. Acesso em: 31 ago. 2023.

BENTO, Maria Aparecida. O pacto da branquitude. São Paulo: Companhia das Letras, 2022.

BENTO, Maria Aparecida. Branqueamento e branquitude no brasil. In: CARONE, Iraí; Bento, Maria Aparecida (Orgs.) Petrópolis, RJ: Vozes, 2003, p. 01-30.

BICUDO, Vigínia Leone. Atitudes raciais de pretos e mulatos em São Paulo. In: MAIO, Marcos Chor (Org.). Atitudes raciais de pretos e mulatos em São Paulo. São Paulo: Sociologia e Política, 2010, p. 01- 192.

CHAUÍ, Marilena. A universidade pública sob nova perspectiva. Revista Brasileira de Educação, n. 24, p. 5–15, 2003. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782003000300002 Acesso em: 07 jul. 2024.

CUNHA JUNIOR, Henrique. Bairros negros: a forma urbana das populações negras no Brasil. Revista da ABPN, Curitiba, v. 11, p. 65-89, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.31418/2177-2770.2019.v11.c.1.p65-86. Acesso em: 09 mar. 2023.

LYRIO, Bruna Cristina da Conceição; GUIMARÃES, Reinaldo da Silva. Porque para o negro sim! As cotas raciais como política de ação afirmativa nas universidades e nas instituições públicas: a defesa de um espaço. O social em questão, n. 32, p. 75- 100. Jul- Dez, 2014. Disponível em: http://osocialemquestao.ser.puc-rio.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm Acesso em: 15 nov. 2023.

CARNEIRO, Aparecida Sueli. A construção do outro como não-ser como fundamento do ser. 2005. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005. Acesso em: 15 out. 2023.

CIAMPA, Antônio da Costa. Identidade. In: CODO, Wanderley; LANE, Silvia Maurer Tatiana (Orgs.). Psicologia Social: o homem em movimento. São Paulo, SP: Brasiliense. 1989. Disponível em: https://geisamoterani.wordpress.com/wp-content/uploads/2014/05/o_homem_em_movimento_silvia_lane_wand_codo.pdf Acesso em: 07 jun. 2024.

CIAMPA, Antônio da Costa. Políticas de identidade e identidades políticas. In: DUNKAN, Christian Ingo Lenz; PASSOS, Maria Consuelo (Orgs.). Uma Psicologia que se interroga: ensaios. São Paulo: Edicon. 2002, p. 120-135.

CORDEIRO, Ana Luisa Alves; AUAD, Daniela. Estratégias de Resistência de Negras Cotistas Lésbicas e Bissexuais. Revista Estudos Feministas, n. 29, v. 3, p. 1- 13, nov. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1806-9584-2021v29n382622 . Acesso em: 18 out. 2023.

COSTA, Camila Furlan da; SILVA, Sueli Maria Goulart. Novo neoliberalismo acadêmico e o ensino superior no brasil. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre), v. 25, n. 3, p. 6–35, set. 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1413-2311.251.89569 . Acesso em: 31 ago. 2023.

DAFLON, Verônica Toste; FERES JÚNIOR, João; CAMPOS, Luiz Augusto. Ações afirmativas raciais no ensino superior público brasileiro: um panorama analítico. Cadernos de Pesquisa, v. 43, n. 148, p. 302–327, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0100-15742013000100015 . Acesso em: 01 out. 2023.

DIOP, Cheik Anta. A unidade cultural da África Negra: esferas do patriarcado e do matriarcado na Antiguidade Clássica. Portugal: Edições Pedago, 2014.

GOMES, Nilma Lino; SILVA; Paulo Vinicius Batista da; BRITO, José Eustáquio de. Ações afirmativas de promoção da igualdade racial na educação: lutas, conquistas e desafios. Educação & Sociedade, v. 42, p. 1- 14, dez. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/ES.258226 . Acesso em: 17 out. 2023.

GONZÁLEZ REY, Fernando Luís; MARTÍNEZ, Albertina Mitjáns. Subjetividade: teoria, epistemologia e método. Campinas: Alínea, 2017.

GONZÁLEZ REY, Fernando. Pesquisa qualitativa e subjetividade: os processos de construção da informação. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.

GONZÁLEZ, Lélia. Por um feminismo afro-latino-americano. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.

GRUPO DE ESTUDOS MULTIDISCIPLINARES DA AÇÃO AFIRMATIVA – GEMAA. Levantamento das Políticas de Ação Afirmativa nas Universidades Públicas brasileiras (2021) – dashboard. Rio de Janeiro, 2023. Disponível em: https://gemaa.iesp.uerj.br/textos-para-discussao/levantamento-das-politicas-de-acao-afirmativa-nas-universidades-publicas-brasileiras-2021-dashboard/. Acesso em: 17 out. 2023.

GROSFOGUEL, Ramón. Descolonizar as esquerdas ocidentalizadas: para além das esquerdas eurocêntricas rumo a uma esquerda transmoderna descolonial. Contemporânea, v. 2, n.2, p. 337-362, jul./dez. 2012. Disponível em: https://www.contemporanea.ufscar.br/index.php/contemporanea/article/view/86. Acesso em: 17 out. 2023.

LEIBÃO, Matheus de Carvalho. Conceitos do liberalismo e educação. Indivíduo, propriedade e liberdade na educação brasileira. Movimento Revista de Educação, n. 3, p. 253- 272, jan. 2016. Disponível em: https://doi.org/10.22409/mov.v0i3.266 . Acesso em: 17 jul. 2023.

LIMA, Marcus E. O; LEITE, Michele de Farias. Conteúdo dos estereótipos e preconceito racial: efeitos da cordialidade e da competência. Psic. Teor. e Pesq., n. 37, p. 1- 11, set. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102.3772e37546 . Acesso em: 16 jul. 2023.

MIRANDA, Rosane de Sousa. Racismo no contexto da saúde: um estudo psicossociológico. 194f. Tese (Doutorado em Psicologia Social) – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/tede/7688/2/arquivototal.pdf. Acesso em: 9 jun. 2023.

MIRANDA, Sheila Ferreira. Negros, profissionais e acadêmicos: sentidos identitários e os efeitos do discurso ideológico do mérito. 286f. Tese (Doutorado em Psicologia Social) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013. Disponível em: https://sapientia.pucsp.br/handle/handle/17034 Acesso em: 07 jun. 2024.

MOURA, Clóvis. Escravismo, Colonialismo, Imperialismo e Racismo. Revista Afro Ásia, Salvador, n. 14, 1984. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/afroasia/issue/view/1448/showToc . Acesso em: 10 jun. 2023.

NASCIUTTI, Luiza Freire. SOUZA, Neusa Santos. 2021. Tornar-se negro ou as vicissitudes da identidade do negro brasileiro em ascensão social. Rio de Janeiro: Zahar. 171p. Sexualidad, Salud y Sociedad (Rio de Janeiro), n. 37, p. 01-11, dez. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1984-6487.sess.2021.37.e21402.r Acesso em: 07 jun. 2024.

OLIVEIRA, Edna Imaculada Inácio de; MOLINA, Rosane Maria Kreusburg. A ampliação da base social da educação superior no contexto do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais: o caso do ProUni. Revista Brasileira De Estudos Pedagógicos, n.93, v.235, p. 743–769, dez. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbeped/a/yswwswh7dK58ws8zgqnnqzj/?lang=pt# . Acesso em: 03 ago. 2023.

PASQUALINI, Juliana Campregher; MARTINS, Ligia Maria. Dialética singular-particular-universal: implicações do método materialista dialético para a psicologia. Psicologia & Sociedade, n. 27, v. 2, p. 362-371, ago. 2015. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1807-03102015v27n2p362 Acesso em: 01 ago. 2023.

PASSOS, Joana Célia dos. Relações raciais, cultura acadêmica e tensionamentos após ações afirmativas. Educação em Revista, n. 31, v. 2, p. 155- 182, abr./jun. 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102-4698134242 . Acesso em: 18 set. 2023.

PAULA, Camila Henriques de; ALMEIDA, Fernanda Maria de. O programa Reuni e o desempenho das Ifes brasileiras. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 28, n. 109, p. 1054–1075, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/5pvgF4sGMQsn89ZYSYfWHsh/#. Acesso em: 13 nov. 2023.

PAULA, Leonardo Régis de; RODRIGUES, Luciana. Raça e racismo: histórias ficcionais de corpos negros na universidade. Rev. psicol. polít., São Paulo, v. 22, n. 54, p. 414-430, ago. 2022. Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-549X2022000200009&lng=pt&nrm=iso . Acesso em: 17 nov. 2023.

PINHEIRO, Daniel Calbino; PEREIRA, Rafael Diogo; XAVIER, Wescley Silva. Impactos das cotas no ensino superior: um balanço do desempenho dos cotistas nas universidades estaduais. Revista Brasileira de Educação, v. 26, p. 1- 30, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782021260020 . Acesso em: 19 ago. 2023.

ROSA, Evellyn Gonçalves da ; ALVES, Míriam Cristiane. Estilhaçando a Máscara do Silenciamento: Movimentos de (Re)Existência de Estudantes Negros/Negras. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 40, n. spe, p. 1- 14. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1982-3703003229978. Acesso em: 15 out. 2023.

ROSSATO, Maristela. A complexidade da subjetividade nos primeiros meses de vida e na aprendizagem criativa da leitura e da escrita. In: MARTÍNEZ, Albertina Mitjáns; TACCA, Maria Carmen V. R; PUENTES, Roberto Valdés. Teoria da Subjetividade: discussões teóricas, metodológicas e implicações na prática profissional. São Paulo: Alínea, 2020, p. 119- 137.

SOUZA, Neusa Santos. Tornar-se negro ou as vicissitudes da identidade do negro brasileiro em ascensão social. Rio de Janeiro: Zahar, 2021.

SALLES, Roberto Sousa et. al. Reuni e seus impactos nas Instituições Federais de Educação Superior (IFES): uma análise da admissão de docentes de 2007 a 2017. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 36, n. 1, p. 310–335, 2020. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/101107. Acesso em: 26 nov. 2023.

SCHUCMAN, Lia Vainer; MARTINS, Hildeberto Vieira. A Psicologia e o Discurso Racial sobre o Negro: do “Objeto da Ciência” ao Sujeito Político. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 37, n. spe, p. 172–185, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1982-3703130002017. Acesso em: 25 out. 2023.

SILVÉRIO, Valter Roberto et al. Lei de cotas +10: o financiamento como desafio. Educação & Sociedade, v. 43, p. 1- 20, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/ES.254982. Acesso em: 16 nov. 2023.

SLAVE VOYAGES. Intra- american Slave Trade – Database. Disponível em: https://www.slavevoyages.org/voyage/database#. Acesso em: 07 nov. 2023.

SOARES, Crisfanny Souza; Ferrarini Norma da Luz & Ruppel, Dirlene. Identidade e políticas afirmativas: o Projeto Afroatitude/UFPR. In: FERRARINI, Norma da Luz; RUPPEL, Dirlene. Inclusão Racial e Social: considerações sobre a trajetória UFPR. Curitiba, PR: UFPR, 2013, p. 102- 125.

TAVARES, Maria das Graças Medeiros; OLIVEIRA, Maria Antonieta Albuquerque de.; SEIFFERT, Otília Maria Lúcia Barbosa. Avaliação da educação superior na Revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação: ênfases e tendências. Ensaio: aval. pol. públ. educ., v. 19, n. 71, p. 233-258, jun. 2011. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S0104-40362011000200002&script=sci_abstract. Acesso em: 07 jul. 2024.

TERRA, Rosane Beatris Mariano da Rocha Barcel; CARRARO, Guilherme Streit; FERREIRA, Maria Paula da Rosa. As Políticas Públicas de Inclusão ao Ensino Superior: uma análise do contexto brasileiro nos últimos 20 anos. Sequência (Florianópolis), n. 83, p. 142–159, set. 2019. Disponível em: https://doi.org/10.5007/2177-7055.2019v41n83p142. Acesso em: 30 set. 2023.

VIEIRA, Josimar de Aparecido; CASTAMAN, Ana Sara & JUNGES JÚNIOR, Mario Luiz. Produtivismo acadêmico: representação da universidade como espaço de reprodução social. Revista da Avaliação da Educação Superior, v. 26, n. 1, p. 253- 269, mar. 2021. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/4663. Acesso em: 7 jul. 2024.

Downloads

Publicado

31-07-2024

Como Citar

INSURGÊNCIAS SUBJETIVAS NAS UNIVERSITAS: vivência acadêmica de mulheres negras estudantes de psicologia. (2024). Eventos Pedagógicos, 15(2), 568-588. https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/12002

Artigos Semelhantes

11-20 de 1169

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.