A Unemat e a pedagogia decolonial:

possibilidade de aproximações por meio das reflexões sobre a sua história de expansão no Estado de Mato Grosso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v13i3.6439

Palavras-chave:

Ensino de Graduação, Modalidades Diferenciadas, Pedagogia Universitária, Pedagogia Decolonial, UNEMAT

Resumo

Neste artigo, recorte de uma pesquisa de pós-doutoramento, tem-se o objetivo de identificar as ações de ensino de graduação de modalidade diferenciada, desenvolvidas pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) ao longo de sua trajetória histórica de fortalecimento enquanto uma das Instituições de Educação Superior (IES) pública de Mato Grosso, o que permitiu a inclusão dos povos marginalizados e verificar as peculiaridades que aproxima essas instituições do Pensamento Decolonial. A pesquisa, de cunho bibliográfico e documental, funda-se na literatura dos principais aportes teóricos sobre a Educação Superior, Pedagogia Universitária e a Pedagogia Decolonial.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Loriége Pessoa Bitencourt, Universidade do Estado de Mato Grosso

    Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2014), Professora Adjunta da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação e Docência (GFORDOC) e membro do Grupo de Estudos sobre Universidade (GEU/UNEMAT/UFMT).

Referências

ALMEIDA-FILHO, Naomar de. Universidade Nova: textos críticos e esperançosos. Brasília, DF: Editora Universidade de Brasília; Salvador: EDUFBA, 2007.

ALMEIDA-FILHO, Naomar; SOUZA, Luiz Eugenio de. Uma protopia para a Universidade Brasileira. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, 28 (105). 2020. Disponível em: <https://doi.org/10.14507/epaa.28.5525> Acesso em 15 de Jul. de 2022.

AZEVEDO, Maria Antonia Ramos de; XAVIER, Amanda Rezende Costa; CARRASCO, Ligia Bueno Zangali. Contribuições da Pedagogia Universitária frente ao desafio da interdisciplinaridade e da inovação. In. AZEVEDO, Maria Antonia Ramos de. (Org.). Pedagogia Universitária em Foco. 1.ed. Jundiaí, SP: Paco Editorial, 2020.

BALLESTRIN, Luciana. América Latina e o giro decolonial. Revista Brasileira de Ciência Política, Brasília, n. 11, p.89-117, maio/ago. 2013. https://doi.org/10.1590/S0103-33522013000200004

BITENCOURT, Loriége Pessoa. Pedagogia Universitária potencializada no diálogo reflexivo sobre Educação Matemática: quando três gerações de educadores se encontram. 2014. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.

BOOTH, Wayne C: COLOMB, Gregory G.: WILLIAMS, Joseph M.. A arte da pesquisa. 2. Ed.. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

CHAVES, Pedro Jônatas. Didática, Decolonialidade e Epistemologias do Sul: uma proposta insurgente contra a neoliberalização do ensino escolar e universitário. Curitiba: CRV, 2021.

CUNHA, Maria Isabel da. Inovações na Educação Superior: impactos na prática pedagógica e nos saberes da docência. Em Aberto, Brasília, v. 29, n. 97, p. 87-101, set./dez. 2016.

CUNHA, Maria Isabel da; BOLZAN, Dóris Pires Vargas; ISAIA, Silvia Maria de Aguiar. Professor da Educação Superior. In. MOROSINI, Marília. (Orgs). Enciclopédia Brasileira de Educação Superior – EBES. 2.v. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2021. p. 282-305.

DALLA CORTE, Marilene Gabriel; BOLZAN, Dóris Pires Vargas; MELLO, Gabriela Barichelo. (Orgs). Contextos emergentes: singularidade da formação e desenvolvimento profissional da Educação Básica e Superior. São Paulo: Pimenta Cultural, 2020. (e-book)

DIAS, Amiero; ABREU, Waldir Ferreira da. Por uma didática decolonial: aproximações teóricas e elementos categoriais. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v.10, n. 29, p.151-169, jan./abr.2010. https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.062.AO01

FLICK, Uwe. Desenho da pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009.

FRANCO. Maria Amélia do Rosário Santoro. Pedagogia como ciência da educação. 2. Ed. São Paulo: Cortez, 2008.

GIANEZINI, Kelly. As transformações e o processo de Expansão da Educação Superior em Mato Grosso. Cuiabá-MT: EdUFMT, 2018.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2013.

MEDEIROS, Marinalva Veras; ABREU, Waldir Ferreira de. Pedagogia Decolonial e Formação de Professores: perspectivas emancipatórias a partir da ática de uma didática decolonial. In. ABREU, W. F. de; OLIVEIRA, D. B. (Org.). Pedagogias Decoloniais, decolonidade e práticas formativas na Amazônia. Curitiba: CRV, 2021. p. 103-119.

SILVA, Maria das Graças da. Verbete - Cursos e Turmas Fora de Sede. In. MOROSINI, Marília Costa. (Editora-Chefe). Enciclopédia de Pedagogia Universitária: Glossário – v. 2. INEP/RIES, 2006

SOARES, Sandra Regina. Desafios das práticas pedagógicas na Universidade: experiência e construção de sentido na formação de profissionais. In. DALLA CORTE, Marilene Gabriel; BOLZAN, Dóris Pires Vargas; MELLO, Gabriela Barichelo. (Orgs). Contextos emergentes: singularidade da formação e desenvolvimento profissional da Educação Básica e Superior. São Paulo: Pimenta Cultural, 2020. (e-book).

SOUZA ARAÚJO, José Carlos. Pedagogia Universitária: gênese filosófico-educacional e realizações brasileiras no século XX. Revista Linhas Críticas. vol. 14. n. 26. Enero/Junio, 2008.

SOUZA, Dominique Guimarães de; MIRANDA, Jean Carlos; SOUZA, Fabiano dos S. Breve histórico acerca da criação das universidades no Brasil. Revista Educação Pública. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/19/5/breve-historico-acerca-da-criacao-das-universidades-no-brasil. Acesso em 15 de Jul.2022.

UNEMAT, Relatório das Ações Gestão 2002-2010 – Unemat para todos. Cáceres, MT: Editora UNEMAT, 2010.

UNEMAT. Projeto Político Pedagógico do Curso de Agronomia dos Movimentos do Campo – CAMOSC – Reformulado. 2008.

UNEMAT. Resolução no 068/2016. Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Pedagogia do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR vinculado à Faculdade Multidisciplinar do Médio Araguaia - FAMMA. 2016.

ZABALZA, Miguel. A. O ensino Universitário: seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre: Artmed, 2007.

ZATTAR, Neuza Benedita da Silva. Do IESC a UNEMAT: uma história plural 1978 – 2008. Cáceres-MT. Editora UNEMAT, 2008.

ZATTAR, Neuza; TAVARES, Danielle; MAIA, Hemília; LIMA, Lygia. (org.) UNEMAT: uma história que faz parte de muitas outras histórias. Cáceres, MT: Editora UNEMAT, 2018.

ZATTAR, Neuza; TEIXEIRA, Danielle Tavares; ARTIOLI, Luiza Bernadete. UNEMAT: 30 anos pelos caminhos de Mato Grosso. (1978-2008). Cáceres, MT: Editora UNEMAT, 2008.

Downloads

Publicado

27-12-2022

Edição

Seção

Seção Livre

Como Citar

A Unemat e a pedagogia decolonial:: possibilidade de aproximações por meio das reflexões sobre a sua história de expansão no Estado de Mato Grosso. (2022). Eventos Pedagógicos, 13(3), 778-802. https://doi.org/10.30681/reps.v13i3.6439

Artigos Semelhantes

11-20 de 1165

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.