v. 7 n. 2 (2017)

					Visualizar v. 7 n. 2 (2017)
Publicado: 11/07/2017

Expediente

  • Expediente

    Leandra Ines Seganfredo Santos
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v7i2.2884

Apresentação

  • Apresentação

    Elisa Tomoe Moriya Schlünzen, Daniel Brailovsky, Sandra Wrobel Straub
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v7i2.2885

Dossiê

  • A organização do trabalho docente no atendimento educacional especializado em escolas públicas da rede estadual do município de Porto Velho, Rondônia, Brasil

    Sônia Carla Gravena Cândido da Silva, Josefa Aparecida Pereira de Andrade, Rosiele Pinho Gozaga Silva
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v7i2.2773
  • APAE: um modelo de educação empreendedora

    Ruth Maria Rodrigues Garé, Alessandra de Falco Brasileiro
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v7i2.2568
  • As relações entre cinema e educação especial em teses e dissertações: um estudo de revisão sistemática

    Otávio Santos Costa, Vanessa Regina de Oliveira MArtins
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v7i2.2713
  • A Universidade como espaço de diálogo com as diferenças e os diferentes: análise de uma experiência com alunos de Pedagogia

    Hector Renan da Silveira Calixto, Amélia Escotto do Amaral Ribeiro
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v7i2.2640
  • Atividade de habilidades básicas como facilitadora do aprendizado do sistema Braille na reabilitação de indivíduos com deficiência visual

    Raffaela de Menezes Lupetina, Lindiane Faria do Nascimento, Luciana Barros Farias Lima
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v7i2.2781
  • Desenvolvimento profissional na Educação Superior: desafios da docência para uma educação inclusiva

    Nayomara Souza Santos, Ana Cristina Santos Duarte
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v7i2.2712
  • Educação inclusiva: alguns apontamentos do referencial da Análise do Comportamento

    Débora Barbosa de Deus, Maria Julia Lemes, Vânia Lúcia Pestana Sant'Anna
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v7i2.2760
  • Educação humana integral: experiências e relatos de mulheres em privação de liberdade

    Maria Sandra Montenegro Silva Leao
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v7i2.2792
  • Educação inclusiva no Centro Integrado de Desenvolvimento: entrelaçamentos entre escola, diferenças e sociedade

    Marcelo Oliveira da Silva
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v7i2.2774
  • Políticas públicas de educação especial na perspectiva inclusiva: desafios para o atendimento educacional especializado no município de Abaetetuba/Pará/Brasil

    Giovana Parente Negrão, Allan Rocha Damasceno
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v7i2.2796
  • O Estado e as políticas educacionais: o discurso humanitário da inclusão das pessoas com deficiências

    Michelle Fernandes Lima, Ilson José Pereira da Luz
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v7i2.2887
  • Processo de inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho e seus desafios

    Rita de Cássia Santos Almeida
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v7i2.2666
  • Trabalho e deficiência: lacunas no mercado laboral de pessoas adultas com deficiência visual

    Iván Carlos Curioso Vílchez
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v7i2.2805

Artigos

  • Cultura híbrida e ensino: vozes de alunos acerca da constituição da identidade multicultural/multilinguística de descendentes de ucranianos em Prudentópolis, Paraná, Brasil

    Sergio Luiz Kutzmy, Cibele Krause Lemke
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v7i2.2681
  • Debates e desafios para o futuro da Literatura: uma crítica aos métodos e discursos do ensino

    Adilson Vagner de Oliveira
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v7i2.2631
  • Educação do campo: uma revisão sistemática

    Daiane Netto, Glauco Schultz
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v7i2.2683
  • Exploratory research into what students demand from Portuguese public university

    Emerson Mainardes, Helena Alves, Mario Raposo
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v7i2.2311
  • Metodologia de avaliação qualitativa participativa para o projeto “Voluntário Legal”

    Bernardes Jamarino Frattari, Ediméia Maria Ribeiro de Mello
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v7i2.2549
  • Formação de professores indígenas em Barra do Bugres, Mato Grosso, Brasil

    Daniella Corrêa Alvarenga, Neusa Inês Philippsen
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v7i2.2888
  • Modernidade líquida e consumo consciente: necessidade e possibilidades de discussão na escola

    Valdir Damázio Júnior, Andressa Aparecida Stefanello Mocellin
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v7i2.2481
  • Metodologias de ensino nas escolas de Medicina e a formação médica atual

    Alexandra S. Prevedello, Gleici Filipetto Segato, Ludmila Barbosa Bandeira Rodrigues Emerick
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v7i2.2890
  • Música, computador e educação: desenvolvimento e aplicação de um software gerador de imagens para improvisação musical não idiomática

    Rodolfo Zanette, Eduardo Nespoli
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v7i2.2577
  • O ensino do design no Brasil: currículos, ideologias e contemporaneidade

    Ana Maria Duarte Angelico, Mirtes Cristina Marins de Oliveira
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v7i2.2629
  • O papel da escola no combate às drogas

    Lucila Akiko Nagashima, Shalimar Calegari Zanatta, Emerson Pereira Branco
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v7i2.2530
  • Uma infância produzida na sociedade de consumidores: práticas da educação Matemática

    Alice Stephanie Tapia Sartori, Claudia Glavam Duarte
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v7i2.2720

Resenhas

  • Ideologia do branqueamento e o racismo à brasileira

    Tiago Alinor Hoissa Benfica
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v7i2.2696
  • Promoção do sucesso educativo: estratégias de inclusão, inovação e melhoria

    Ingrid Cristian da Silva Bezerra de Menezes, Ivar César Oliveira de Vasconcelos
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v7i2.2807