O consumismo e sua manifestação no espaço escolar
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9254Resumo
O presente artigo trata do consumismo e sua manifestação no espaço escolar. Tivemos como objetivo compreender e analisar como o consumismo entusiasma as crianças para a obtenção de objetos diversos e como este influencia no comportamento e nas relações dos educandos. Fundamentamos esta pesquisa com Karl Marx e atores como Zygmunt Bauman, Laura Sacchi Baptista, Guy Debord, Vera Lucia Navarro e Valquíria Padilha que compartilham da Teoria Marxista. Utilizamos o método qualitativo com ênfase no estudo de caso. Desta forma a coleta de dados deu-se a partir de observações, em sala e durante o intervalo, e entrevistas estruturadas aplicadas aos sujeitos da pesquisa. Sendo os sujeitos seis educandos e uma professora de uma turma do 3º Ano da Escola Municipal Aureliano Pereira da Silva. Esta por sua vez localiza-se na cidade de Sorriso, estado de Mato Grosso. Podendo assim concluir com os dados obtidos, que o consumismo que é inserido nos educandos através dos meios de comunicação interfere diretamente nas relações estabelecidas com o outro, este fato se dá pela busca, por vezes inconsciente, em ser aceito em um grupo.
Palavras-chave: educação; espaço escolar; consumismo; relações sociais.
Downloads
Referências
BAUMAN, Zygmunt. Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadorias. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.
BAPTISTA, Laura Sacchi. A infância em tempos de consumo. Disponível em: <http://www.culturainfancia.com.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=902:a-infancia-em-tempos-de-consumo&catid=132:artigos-eteses&Itemid=167>. Acesso em: 08 de maio de 2012.
DEBORD, Guy. A Sociedade do Espetáculo. Disponível em: http://www.ebooksbrasil.com/eLibris/socespetaculo.html acesso em 23 set de 2011.
Navarro, Vera Lucia; Padilha, Valquíria. Dilemas do Trabalho no Capitalismo Contemporâneo. Psicologia & Sociedade, Universidade de São Paulo: Ribeirão Preto v.19, Edição Especial 1, 2007. 14-20.
NOVAIS, Carlos Eduardo; RODRIGUES, Vilmar. Capitalismo para principiantes: A história dos privilégios econômicos. 27. ed. São Paulo: Ática, 1983. Ilus. Vilmar Rodrigues, p.7-69.
QUINTANEIRO, Tania; OLIVEIRA, Maria Ligia de; OLIVEIRA, Barbosa Márcia Gardênia Monteiro de. Um toque de clássicos: MARX, DURKHEIM E WEBER. 2.ed.. rev. amp. Belo Horizonte: UFMG, 2003.
TELLES, João A.’’ É pesquisa, é? Ah, não quero, não bem!’’ sobre pesquisas acadêmicas e sua relação com a prática do professor de línguas. Linguagem e ensino, Pelotas, v.5, n.2, p.91 – 116 2002. Disponível em: http://rle.ucpel.tche.br/php/edicoes/v5n2/fjoao.pdf. Acesso em: 22 set. 2009.
TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução a Pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1997.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.