Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH):

estratégias de ensino-aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v13i3.10533

Palavras-chave:

Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Ensino-aprendizagem, Ensino fundamental

Resumo

Neste trabalho, apresentamos a análise das estratégias de ensino- aprendizagem que são utilizadas com alunos com TDAH do 1º ao 5º ano no município de Feliz Natal/MT, tendo como objetivo verificar o que avaliam ser necessário para se trabalhar com esses alunos. Esse artigo foi fundamentado em Russel Barkley, Marília Piazzi Seno, Sandra Rief e nas orientações da Associação Brasileira de Déficit de Atenção (ABDA). A abordagem de pesquisa foi qualitativa, por meio da aplicação de questionário com os professores no primeiro semestre de 2022. Concluímos que o trabalho realizado pelos professores tem base empírica e se relaciona com a teoria devido às experiências.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Angela Gabriela Morschberger de Oliveira, Universidade do Estado de Mato Grosso

    Graduanda em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Faculdade de Ciências Humanas e Linguagem (FACHLIN). SINOP, Mato Grosso, Brasil.

Referências

ABDA - Associação Brasileira de Déficit de Atenção. TDAH e o processo de aprendizagem. Disponível em: https://tdah.org.br/tdah-e-o-processo-de-aprendizagem/. Acesso em: 27 set. 2022.

ABRANTES, Angelo Antonio; MARTINS, Lígia Márcia. A produção do conhecimento científico: relação sujeito-objeto e desenvolvimento do pensamento. 2006. Disponível em: https://scielosp.org/article/icse/2007.v11n22/313-325/pt/#. Acesso em: 18 de outubro de 2022.

BARKLEY, Russell A. Transtorno de Déficit de Atenção / Hiperatividade (TDAH): guia completo e autorizado para os pais, professores e profissionais da saúde. Porto Alegre: Artmed, 2002.

BENCZIK, Edyleine Bellini Peroni; CASELLA, Erasmo Barbante. Compreendendo o impacto do TDAH na dinâmica familiar e as possibilidades de intervenção. 2015. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862015000100010. Acesso em 18 de Outubro de 2022.

BRASIL. LEI Nº 14.254, DE 30 DE NOVEMBRO DE 2021. Dispõe sobre o acompanhamento integral para educandos com dislexia ou Transtorno do Deficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) ou outro transtorno de aprendizagem. Disponível em: https://legislacao.presidencia.gov.br/atos/?tipo=LEI&numero=14254&ano=2021&ato=a27IzYE9UMZpWT004. Acesso em: 25 de outubro de 2022

GOLDSTEIN, Sam. Hiperatividade: como desenvolver a capacidade de atenção da

criança. São Paulo: Papirus, 1998.

Jou, G. I., Amaral, B., Pavan, C. R., Schaefer, L. S. & Zimmer, M. (2010). Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade: Um Olhar no Ensino Fundamental. Disponível em: https://www.scielo.br/j/prc/a/Q4GXdJzTPvBdgwjwNZv8mrw/abstract/?lang=pt. Acesso em: 21 de outubro 2022

MANUAL DIAGNÓSTICO E ESTATÍSTICO DE TRANSTORNOS MENTAIS, DSM-5 / American Psychiatric Association ; tradução: Maria Inês Corrêa Nascimento... et al.] ; revisão técnica: Aristides Volpato Cordioli ... [et al.]. – 5. ed. Porto Alegre : Artmed, 2014.

MINISTÉRIO DA SAÚDE: Biblioteca Virtual em Saúde. Publicado em junho 2014. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/transtorno-do-deficit-de-atencao-com-hiperatividade tdah/#:~:text=%C3%89%20um%20transtorno%20neurobiol%C3%B3gico%20de,indiv%C3%ADduo%20por%20toda%20a%20vida. Acesso em 29 de junho de 2022.

ROCHA, Bruna Eduarda. A INCLUSÃO DAS CRIANÇAS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE UMA CIDADE NO NORTE DO RIO GRANDE DO SUL. 16 de Março de 2021. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/transtorno-de-deficit Acesso em: 08 de julho de 2022.

RIEF, Sandra. Atuação psicopedagógica e aprendizagem escolar. Petrópolis, Vozes, 1993.

SENO, Marília Piazzi. Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH): o que os educadores sabem?. Revista psicopedagogia, v. 27, n. 84, p. 334-343, 2010. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0103-84862010000300003#:~:text=334%2D343.,3%20a%205%25%20das%20crian%C3%A7as. Acesso em: 01 de setembro de 2022.

Downloads

Publicado

27-12-2022

Edição

Seção

Seção Artigos

Como Citar

Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH):: estratégias de ensino-aprendizagem. (2022). Eventos Pedagógicos, 13(3), 427-438. https://doi.org/10.30681/reps.v13i3.10533

Artigos Semelhantes

31-40 de 1104

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.