O USO DE TECNOLOGIAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA

uma investigação a partir da formação de professores

Autores

Palavras-chave:

Ensino de matemática, Formação continuada de professores, Jogos e atividades interativas, Plataformas digitais, Tecnologias digitais

Resumo

Este estudo teve como objetivo compreender como um contexto de formação específico, utilizando tecnologias digitais, pode favorecer o ensino de matemática. Metodologicamente se configura como uma pesquisa-ação. A partir de um curso de formação continuada com professoras de uma escola pública, utilizando plataformas digitais gratuitas, foi incentivado o desenvolvimento de jogos e atividades interativas para ensinar matemática. Essas atividades foram aplicadas em sala de aula, favorecendo o ensino de matemática, uma vez que as participantes desenvolveram um olhar positivo quanto a inserção das tecnologias no ensino de matemática. Os alunos mostraram-se engajados nas atividades, possibilitando evidenciar a compreensão dos conceitos abordados.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maicon Diego da Silva Olgado, Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso (SEDUC-MT). Sinop, Mato Grosso, Brasil.

    Mestre em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Sinop (UFMT, 2023). Professor da Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso (SEDUC-MT). Sinop, Mato Grosso, Brasil.

  • Andreia Cristina Rodrigues Trevisan, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) - Campus Universitário de Sinop

    Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC – UFMT, 2018). Professora Adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Sinop (UFMT). Sinop, Mato Grosso, Brasil.

  • Eberson Paulo Trevisan, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) - Campus Universitário de Sinop

    Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC – UFMT, 2016). Professor Adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Sinop (UFMT). Sinop, Mato Grosso, Brasil.

Referências

AMADOR, Judenilson Teixeira. Concepções e modelos da formação continuada de professores: um estudo teórico. Revista Humanidades e Inovação, v. 6, n. 2, p. 150-167, 2019. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/862. Acesso em: 13 jan. 2023.

ALLIPRANDINI, Paula Mariza Zedu et al. Discursos construídos pelos educadores sobre o uso da tecnologia no seu fazer pedagógico. Revista Contrapontos - Eletrônica, v. 12, n. 1, p. 47-57, 2012. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/277042746_DISCURSOS_CONSTRUIDOS_PELOS_EDUCADORES_SOBRE_O_USO_DA_TECNOLOGIA_NO_SEU_FAZER_PEDAGOGICO. Acesso em: 12 jun. 2021.

BARANAUSKAS, Maria Cecília Calani; VALENTE, José Armando. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, v. 1, n. 1, p. 1-5, 2013. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14436/9449. Acesso em: 13 jun. 2021.

BORBA, Marcelo de Carvalho; SANTOS, Silvana C. Educação matemática: propostas e desafios. EccoS – Revista Científica, v. 7, n. 2, p. 291-312, 2005. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/418. Acesso em: 27 set. 2021.

BORBA, Marcelo de Carvalho; SILVA, Ricardo Scucuglia Rodrigues da; GADANIDIS, George. Fases das tecnologias digitais em Educação Matemática: sala de aula e internet em movimento. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.

BRAGA, Mirian Rodrigues da Silva; COSTA, Ramon Gomes. Usando jogos digitais educacionais para apoiar o processo ensino-aprendizagem em escolas fundamentais brasileiras. Revista de Ciência, Tecnologia e Inovação, v. 2, n. 2, p. 26-35, 2017. Disponível em: https://docplayer.com.br/70321850-Usando-jogos-digitais-educacionais-para-apoiar-o-processo-ensino-aprendizagem-em-escolas-fundamentais-brasileiras.html. Acesso em: 19 out. 2023.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 12 jun. 2021.

CHIARI, Aparecida Santana de Souza; BORBA, Marcelo de Carvalho; SOUTO, Daise Lago Pereira. A teoria da atividade na produção de material didático digital interativo de matemática. Bolema, v. 33, n. 65, p. 1255-1275, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bolema/a/MfQzkzdWs4m4MC4SnMpTybv/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 27 set. 2021.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. 8. ed. Rio de Janeiro: Record, 2004.

GRANDO, Regina Célia. Recursos didáticos na educação matemática: jogos e materiais manipulativos. Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica, v. 5, n. 2, p. 393-416, out. 2015.

KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 8. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.

LARA, Isabel Cristina Machado de. Jogando com a matemática. São Paulo: Rêspel, 2003.

MORAN, José Manuel. Educação híbrida. um conceito-chave para a educação, hoje. In: BACICH, L.; TANZI NETO, A.; TREVISANI, F. M. (org.). Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: PENSO, 2015. p. 27-45. Disponível em: https://docplayer.com.br/38155848-Educacao-hibrida-um-conceito-chave-para-a-educacao-hoje-muitas-misturas.html. Acesso em: 21 out. 2022.

OLGADO, Maicon Diego da Silva. Formação de professores e tecnologias digitais: o uso de tecnologias no ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Orientadora: Andreia Cristina Rodrigues Trevisan. Coorientador: Eberson Paulo Trevisan. 2023. 214 f. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática, Sinop, 2023.

SANTALÓ, Luis A. Matemática para não matemáticos. In: PARRA, C.; SAIZ, I. (org.). Didática da matemática: reflexões psicopedagógicas. Porto Alegre: Artmed, 1996.

SAVIANI, Dermeval. Educação escolar, currículo e sociedade: o problema da base comum curricular. In: MALANCHEN, J.; MATOS, N. S. D.; ORSO, P. J. (org.). A pedagogia histórico-crítica, as políticas educacionais e a Base Nacional Comum Curricular. Campinas: Autores Associados, 2020. p. 6-30

PICHETH. Sara Fernandes; CASSANDRE. Marcio Pascoal; THIOLLENT. Michel Jean Marie. Analisando a pesquisa-ação à luz dos princípios intervencionistas: um olhar comparativo.

Educação, Porto Alegre, v. 39, n. esp. (supl.), s3-s13, 2016. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/download/24263/15415/#:~:text=A%20pesquisa%2Da%C3%A7%C3%A3o%20tem%20por,base%20em%20uma%20a%C3%A7%C3%A3o%20transformadora. Acesso em: 8 ago. 2021.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 16. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

Downloads

Publicado

26-05-2024

Como Citar

O USO DE TECNOLOGIAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: uma investigação a partir da formação de professores. (2024). Eventos Pedagógicos, 15(1), 121-142. https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/11848

Artigos Semelhantes

11-20 de 1143

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)