ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A FACILITAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Palavras-chave:
Metodologias de Ensino, Aprendizagem ativa, Experiência de Aprendizagem, Formação de Professores, Avaliação PedagógicaResumo
Este estudo investigou as práticas pedagógicas e sua influência no processo de aprendizagem no âmbito do curso de Mestrado em Educação da UNIOESTE, Campus Francisco Beltrão. A pesquisa empregou métodos descritivos e analíticos, incluindo abordagens de pesquisa de campo, documental e bibliográfica. Do total de 30 discentes, 11 participaram ativamente, com 10 deles sendo selecionados para a amostra final. Os resultados revelaram uma lacuna entre os discentes no reconhecimento de metodologias pedagógicas diferenciadas e suas contribuições para a experiência de aprendizagem. Tanto as práticas adotadas pelos docentes quanto as propostas de novas abordagens metodológicas foram subavaliadas pelos participantes. Apesar do reconhecimento geral da importância das estratégias pedagógicas para a aprendizagem, identificou-se dificuldade em articular e justificar essa importância de maneira substancial.
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